Diario de Pernambuco
Busca

Estratégias

Cúpula da segurança se reúne com representantes de 15 municípios para traçar planos para Semana Santa e São João

Meta de SDS é reforçar efetivo de policiamento em cidades turísticas para combater roubos e furtos

Publicado em: 29/02/2024 15:43 | Atualizado em: 29/02/2024 15:58

Cúpula da segurança debateu planos para eventos  (Foto: Rafel Vieira/DP)
Cúpula da segurança debateu planos para eventos (Foto: Rafel Vieira/DP)
A Secretaria de Defesa Social (SDS) convocou a alta cúpula das forças de segurança do Estado e secretários de de defesa de municípios para apresentar estratégias e o plano de reforço no policiamento para a chegada de dois importantes eventos para o turismo no Estado: a Semana Santa e o São João. 

O foco da reunião, que aconteceu na manhã desta quinta (29), na sede do Centro Integrado de Controle e Comando Regional (CICCR), no bairro de São José, no Centro do Recife, foi traçar estratégias para o combate aos Crimes de Violentos ao Patrimônio (CVP) durante as festividades.
 
Além disso, foi abordado o plano de reforçar o contingente que atuará na segurança nos dois eventos que movimentam a cultura e religiosidade. 

Sem ainda falar em aumento no número de policiais que reforçarão a segurança durante a Operação São João, a SDS garantiu que haverá incremento no contingente para as festividades em 15 municípios do Interior do Estado. 

São eles: Caruaru, Petrolina, Carpina, Gravatá, Paudalho, Vitória de Santo Antão, Palmares, Bezerros, Bonito, Limoeiro, Goiana, Arcoverde, Salgueiro, Araripina e Santa Cruz do Capibaribe. 

Durante a reunião de planejamento, a secretária-executiva da SDS, Dominique de Castro, tratou sobre as estratégias de segurança com os secretários municipais destas cidades. 

“Nós chamamos todos os atores envolvidos públicos e privados para debatermos sobre o planejamento de segurança para garantir que ocorram eventos seguros durante as festividades de Semana Santa e São João. Haverá  um aumento no policiamento, mas ainda não fechamos o número, pois haverá novas reuniões desse grupo de trabalho. Mas, por exemplo, já fechamos um encaminhamento neste reunião que foi a participação da Polícia Rodoviária Federal no planejamento para a segurança nas rodovias durante o espetáculo da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém”, destacou a secretária-executiva.
 
Ela  acrescentou que uma nova reunião de planejamento está prevista para acontecer no dia 21 de março, onde deve ser definido o número no reforço do policiamento para esses municípios. 

Balanço de roubos e furtos 

Segundo estatísticas da SDS, publicadas no portal oficial da pasta, Pernambuco registrou em janeiro deste ano um total de 3.944 casos de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), que são delitos de roubos e furtos. 

Já em todo o ano de 2023, foram contabilizados 45.765 casos. Segundo o recorte, a capital pernambucana liderou o número de ocorrências, com 18.501 casos, segudo da Região Metropolitana do Recife (RMR), com 13.644 ocorrências e, por fim, a região interiorana do Estado com 13.620 ocorrências.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL