° / °

Acervo
Meio ambiente

Área de extração ilegal de areia é interditada na Mata Norte

Outras quatro pessoas foram levadas para a delegacia e mulher levou multa

Publicado: 29/02/2024 às 15:55

Área de extração de argila foi interditada/Fot: CPRH

Área de extração de argila foi interditada/Fot: CPRH

Área de extração de argila foi interditada
Uma área usada para extração ilegal de areia no município de Goiana, na Zona da Mata Norte, foi interditada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

A determinação de impedir o serviço faz parte da Operação Areia Legal, realizada em conjunto com a Polícia Federal e a Agência Nacional de Mineração. 

A área interditada possui aproximadamente 1 hectare e, durante a operação, os fiscais  da CPRH identificaram que a proprietária do local possuía licença de pesquisa e extração mineral da agência. 
A dona do terreno possuía apenas uma autorização vencida desde outubro de 2023 da Agência Nacional de Mineração.

Por estes motivos, a mulher recebeu dois autos de infração da CPRH: a do embargo da área e a da aplicação de multa, no valor de R$ 53 mil. 

“A proprietária do local possuía licença de pesquisa e extração mineral da agência CPRH, mas a mesma estava vinculada à autorização da Agência Nacional de Mineração, que estava vencida desde outubro de 2023. Sendo assim, a licença da Agência CPRH estava automaticamente inválida”, explicou o diretor de Fiscalização Ambiental da CPRH, Maviael Torchia

Para a extração ilegal estavam sendo utilizados  um caminhão carregado de areia, uma retroescavadeira e duas dragas para extração.

Além disso, quatro pessoas foram encaminhadas para a delegacia da Polícia Federal, no Recife, por suspeita de usurpação de bens da união.

“Também serão investigados pelos crimes ambientais de extração de minério em Área de Preservação Permanente - APP, destruir e danificar a floresta de APP e impedir e dificultar a regeneração natural de florestas”, comentou Torchia.

A areia é um recurso mineral pertencente à Uniã e a extração é feita na maioria das vezes em locais próximos a fundo de vales e dos rios, coincidindo muitas vezes com as matas ciliares, consideradas áreas de preservação permanente (APP). 

A responsabilidade de conceder o direito de mineração é da União, que prevê as medidas compensatórias dos danos causados ao meio ambiente.

A retirada ilegal de areia pode causar erosão acelerada e compactação do solo, que resultam em um processo de desertificação, com alterações inclusive no microclima da região.
Mais de Acervo