Diario de Pernambuco
Busca

Trânsito

Volta às aulas 2024: confira o esquema especial de trânsito no Recife

Além do tradicional reforço das equipes nas regiões com maior número de escolas, a Operação Volta às Aulas terá a participação de artistas educadores da Liga da CTTU

Publicado em: 30/01/2024 18:20 | Atualizado em: 30/01/2024 18:24

 CTTU ainda destaca a importância da atenção redobrada dos pais e responsáveis na hora de contratar o transporte escolar (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)
CTTU ainda destaca a importância da atenção redobrada dos pais e responsáveis na hora de contratar o transporte escolar (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)

O retorno dos estudantes para as escolas das redes municipais e estaduais de ensino será na próxima segunda-feira (5) e, com isso, o fluxo de veículos no trânsito do Recife aumenta em 25%. Para garantir mais fluidez durante a volta às aulas, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) inicia, na manhã desta quarta-feira (31), a Operação Volta às aulas.

A operação às aulas tem o intuito de chamar a atenção de todos para o respeito no trânsito, sobretudo em áreas escolares. As ações seguirão até a primeira semana de março e contarão com a participação de artistas-educadores, material educativo, máscaras e totens com os personagens da Liga da CTTU, além de levar informação com atividades lúdicas no entorno e dentro das escolas.

Além disso, o esquema especial de trânsito vai reforçar a atuação de  agentes principalmente nos bairros de Areias, Boa Viagem, Graças, Espinheiro e Várzea, onde há uma maior concentração de unidades de ensino. A CTTU ainda destaca a importância da atenção redobrada dos pais e responsáveis na hora de contratar o transporte escolar. Eles precisam estar regulamentados para garantir segurança e conforto aos alunos. 
 
A CTTU orienta que os pais e responsáveis devem observar se o veículo possui o selo do Detran-PE cedido aos carros aprovados pela vistoria semestral. Também vale pedir referências sobre o motorista a outros pais e na própria escola, além de analisar o comportamento do condutor no trânsito. 

É importante checar se as crianças transportadas utilizam o cinto de segurança, além fazer um contrato com o prestador de serviço e anotar o endereço e o telefone do motorista e do seu auxiliar. 

A punição para os condutores flagrados fazendo o transporte escolar irregular é a apreensão do veículo e a aplicação de uma multa de R$ 5.866,39. “Essas ações da Operação Volta às Aulas são de extrema importância, sendo mais uma oportunidade de orientar todos que fazem o trânsito sobre a importância da segurança viária e com os artistas educadores levamos de forma lúdica essa conscientização para os alunos da rede escolar”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira.
 
Operação volta às aulas

Para a “Operação Voltas às Aulas”, os serviços de regularização dos transportes escolares serão intensificados, além da sinalização em  áreas escolares para alertar os condutores. A velocidade máxima permitida é de 30 km/h devido à grande demanda de pedestres crianças nesses locais.

As equipes de fiscalização e de educação para o trânsito também reforçam as ações para orientar os condutores quanto à formação de fila dupla e estacionamento irregular, práticas que prejudicam a mobilidade.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL