Acervo
CARNAVAL
Prévias de Olinda embalam foliões a três semanas do Carnaval
Troças tradicionais e blocos percussivos arrastaram multidões nas ladeiras do Sítio Histórico neste domingo (21)
Publicado: 21/01/2024 às 19:31

Boneco gigante de John Travolta, que atraiu milhares de foliões neste domingo/Crédito: Sandy James/DP Foto
Faltando três semanas para o início do Carnaval, foliões, turistas e moradores de Olinda já aproveitaram a programação gratuita neste domingo (21) nas ladeiras do Sítio Histórico. Frevo, maracatu, samba e cortejos embalaram o esquenta carnavalesco. Segundo a Prefeitura de Olinda, a PMPE disponibilizou um contingente de 186 policiais. Além disso, também houve o reforço de 30 guardas municipais e a utilização de dois drones para a vigilância da região.
As ruas foram coloridas de azul e branco com a tradicional Troça Carnavalesca Mista John Travolta. Uma multidão acompanhou o boneco gigante que homenageia o ator americano - confeccionado pelo artista plástico Silvio Botelho. A concentração iniciou às 11h, no Clube Atlântico, com o Baile Azul e Branco, e seguiu com cortejo ao som da Orquestra do Maestro Oséas. Fundada em 1979, no bairro Guadalupe, a T.C.M John Travolta celebra 45 anos de desfiles.
Luciana Carneiro, 35, é participante assídua da troça há mais de dez anos e não deixou passar em branco mais uma edição. “É um bloco familiar que adere ao gosto de várias pessoas. Venho com minhas amigas desde 2014. Esse ano é especial por conta do aniversário de 45 anos, mas ele está lindo em todos os anos”, elogia. Ela espera reencontrar John Travolta no Sábado de Zé Pereira. “Depois do Galo, estaremos aqui em Olinda outra vez”.
Aos 70 anos, Neide Maria Jácome estava acompanhada de uma amiga, pronta para aproveitar a folia, como sempre fez, sem se importar com a idade. Na expectativa de cair no frevo da Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda, Neide rasgou elogios à organização do Carnaval no Sítio Histórico. “Olinda é muito animada, aconchegante, e você brinca sem medo, principalmente de dia”, destaca.
À frente da Igreja do Carmo, os ensaios do bloco Samba Soul Delas deram tom aos festejos. Centenas de pessoas foram cativadas pela batida envolvente e animada do conjunto formado por quase cem mulheres. A cada domingo, desde setembro, a Praça do Carmo é o palco de preparação para os desfiles que acontecem no sábado e na segunda-feira de Carnaval, saindo do Mosteiro de São Bento.

Única mestra feminina em Pernambuco, a presidente da agremiação Yanka Pessoa assumiu o lugar da mãe no cortejo. “É um trabalho de nove meses. Sempre começamos em maio, com meninas que nunca tiveram contato com instrumentos. É um desafio colocar quase cem mulheres na rua. Mas, no final, o trabalho fica lindo e todo o esforço vale a pena”, afirma