Acervo
Saúde
Pernambucano assume pela primeira vez comando da Sociedade Brasileira de Diabetes
Uma das metas do médico Ruy Lyra é diminuir a diferença existente entre o tratamento oferecido nas redes privada e pública
Publicado: 30/01/2024 às 13:14

Ruy Lyra assume comando da SBD/Foto: Divulgação

O médico endocrinologista Ruy Lyra é o novo presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Ele vai comandar a entidade no biênio 2024-2025.
A SBD é a principal entidade médica do país focada em diabetes, com mais de 3,2 mil associados.
Desde a fundação contribui para o controle preventivo à doença e trabalha pela ampliação do acesso a medicamentos e tratamentos indicados aos portadores de diabetes em todo o sistema de saúde nacional.
Primeiro pernambucano à frente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Ruy Lira assume o cargo com o desafio de um cenário marcado pelo avanço do número de casos da doença e dificuldades para o acesso a medicamentos na saúde pública.
Uma das principais metas da nova gestão é trabalhar junto ao governo federal a fim de tentar reduzir a diferença existente entre o acesso a tratamentos na rede privada e pública e levantar, por meio de pesquisa, o número atualizado de pessoas com diabetes no país.
“Queremos que os pacientes do SUS tenham acesso aos mesmos medicamentos e insumos que estão disponíveis na rede particular”, enfatiza o presidente da entidade.
Lyra acrescenta que o último levantamento foi realizado pelo governo federal há 35 anos, em 1988. De posse de informações atualizadas, será possível determinar a quantidade de insumos e medicamentos necessários, otimizando os gastos com o tratamento das complicações do diabetes, que incluem problemas renais, cardíacos, de visão e amputações.
Nordeste
Endocrinologista natural do Recife, Pernambuco, o novo presidente da SBD reforça também a importância de se trabalhar medidas preventivas contra o diabetes em todo o Nordeste.
“Temos um grande desafio na nossa região, que é avançar na informação para pessoas com diabetes, reforçar a importância do controle glicêmico, da alimentação adequada, da atividade física, do controle de pressão arterial, dentre outros cuidados”, enfatiza.
Histórico
Ele é professor de Endocrinologia da Universidade Federal de Pernambuco, possui graduação em Medicina pela Universidade de Pernambuco (1985), mestrado em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Genética pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atua sobretudo nas áreas de diabetes mellitus, obesidade, dislipidemia e risco cardiovascular, tendo diversas publicações nessas áreas.
Foi presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de 2007 a 2009, além de outros cargos na Federação Panamericana de Endocrinologia, Federação Latinoamericana de Endocrinologia. Além disso, também ocupou a vice-presidência da SBD na gestão 2014-2015.
Além das atividades médicas, ele também realiza conferências no Brasil e exterior, participa de pesquisas científicas como coordenador científico, tendo diversos artigos publicados. Já publicou 4 livros na área de Diabetes: Diabetes Mellitus (3 edições); Diabetes, perguntas e respostas (1 edição); Diabetes Vision Latino-americana (3 edições); e Diabetes e Doenças Cardiovasculares (01 edição). Foi Presidente da Federação Latino-Americana de Endocrinologia e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.