Acervo
Falta de energia
Furto de cabos de energia afeta funcionamento da Secretaria de Cultura do Estado
O crime também afetou outras residências da rua
Publicado: 26/01/2024 às 17:15

Por meio de nota a Secult-PE destacou que o furto não ocorreu dentro da sede/Foto: Reprodução/Google Street View
Os casos de furtos de cabos de energia atingiram a sede da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) nesta sexta-feira (26), que teve os serviços suspensos por conta da falta de energia, prejudicando o planejamento da pasta às vésperas do carnaval. A sede da secretaria fica localizada na Rua José de Alencar, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e o furto dos fios também afetou outras residências.
Por meio de nota a Secult-PE destacou que o furto não ocorreu dentro da sede e que não houve invasão por parte dos bandidos. Para dar continuidade aos serviços, os servidores foram orientados a trabalharem em casa.
“Desde às 9h15, o expediente da secretaria foi normalizado com parte da equipe atuando em home office. Os colaboradores de setores não afetados pela perda de energia seguem em expediente presencial normalmente. Às 11h, a energia foi restabelecida e a Secretaria está funcionando normalmente”, informou a pasta.
Furtos de cabos de energia crescem no estado
Os casos de furto de cabos de energia têm crescido em Pernambuco. Em dezembro de 2023, uma invasão em uma subestação da Neoenergia no bairro da Imbiribeira, no Recife, provocou falta de energia aos moradores da Zona Sul da capital.
Em outubro, pelo menos 10 mil moradores do Recife ficaram sem água por conta de um roubo de cabos elétricos na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
A investida criminosa no Poço de Guabiraba foi a segunda ação de criminosos contra equipamentos da Compesa em uma semana.
A última quinta (12), no qual cerca de 150 mil pessoas tiveram abastecimento de água prejudicado em três cidades do Agreste do estado por causa de furtos de equipamentos e fiações elétricas. Os crimes aconteceram em uma unidade da Compesa em Sairé.
No final do ano passado, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou uma operação para fiscalizar ferros-velhos suspeitos de furto de energia no Recife e em outros municípios da Região Metropolitana.
Denominada Tentáculos, a operação resultou na prisão de quatro suspeitos, após a corporação fazer um “pente fino” em 23 estabelecimentos que foram alvo das investigações. Foram apreendidos materiais com indícios de irregularidades, como fios de cobre e cabos elétricos.