Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: HCP alerta para fatores de risco e ressalta importância de prevenção

Referência no atendimento no Estado, Hospital de Câncer de Pernambuco vai realizar ação esta semana

Publicado em: 30/01/2024 12:31 | Atualizado em: 30/01/2024 13:05

HCP é referência em atendimento oncológico  (Foto: Arquivo)
HCP é referência em atendimento oncológico (Foto: Arquivo)
O Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado no dia 4 de fevereiro. 
 
Para marcar a data este ano, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), no Recife,
realiza uma ação, na sexta (2), para alertar a população para os cuidados e prevenção.
 
A unidade, em Santo Amaro, vai receber a imprensa, às 10h, para divulgar dados sobre a doença. 
 
De acordo com dados da unidade, o câncer é uma das doenças que mais mata no mundo. 
 
O de pulmão é o mais letal entre os tumores malignos. 
 
No Brasil, a projeção é que haja cerca de 704 mil novos casos de câncer a cada ano no triênio 2023-2025, segundo relatório do Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgado no último ano. 
 
No Estado, o HCP é referência no sistema de saúde e acolhe 51% da população oncológica, desde o diagnóstico às várias opções de tratamento. 

Tipos

Todos os casos de câncer são tratados no HCP. Mais de 5 mil e 800 casos foram tratados na unidade. 
 
O de pele é o mais comum de todos. É também o mais incidente no mundo.
O de mama fica em segundo lugar. 

Mas, o que causa o câncer? No caso do tumor de pele, por exemplo, está diretamente ligado à exposição excessiva aos raios ultravioletas, mas no geral, não existe uma única razão para o surgimento da doença, pois ela há uma variedade de fatores internos e externos que contribuem para a ocorrência do fenômeno, tais como hormônios, condições imunológicas e alterações genéticas. 
 
É notável que a maioria dos casos, situando-se entre 80% e 90%, esteja vinculada a fatores externos, como o tabagismo e estilo de vida como um todo.

Tabagismo como causa perigosa

O hábito de fumar, por exemplo, além de estar relacionado com mais de 50 tipos de doenças, também é o principal fator de risco para vários tipos de cânceres. 
"O tabagismo é considerado a maior causa evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo, além de causar vários tipos de câncer como câncer de pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, leucemia, mama, entre outros", destaca o cirurgião torácico do HCP, dr. Bernardo Nicola.

Outros fatores de risco

Excesso de peso corporal e alimentação não saudável (ou seja, pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras, além da ingestão excessiva de carnes vermelhas e processadas - salsicha, mortadela, linguiça, entre outros), estão entre os principais fatores de risco para o câncer colorretal (intestino, cólon e reto). 
Di Mundial deA nutrição merece atenção redobrada no nosso dia a dia. Alimentar-se bem e manter-se nutrido, lembrando sempre da ingestão de água, não é apenas uma necessidade física, mas é também de alegria, bem-estar e saúde. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos de câncer poderia ser evitado com a adoção de dieta saudável, controle de peso e prática de atividade física. Além disso, a má alimentação é o segundo maior agente causador da doença no país, como a gastrite, obesidade, diabetes e colesterol alto. Para que tenhamos saúde, é necessário um equilíbrio entre a prática de atividade física e uma alimentação adequada.

 Cânceres mais comuns em mulheres e homens

Excluindo o câncer de pele não melanoma, o câncer de próstata prevalece como o mais frequente entre os homens. A idade se destaca como seu principal fator de risco, sendo que aproximadamente 6 em cada 10 diagnósticos ocorrem em homens com mais de 65 anos. Além disso, o histórico familiar de câncer de próstata também se configura como outro elemento significativo. Já em mulheres, O câncer do colo do útero, um dos principais tipos de tumores que acometem as mulheres, também acontece por causas externas, ou seja, a infecção persistente por alguns tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV), transmitidos no ato sexual desprotegido, sem preservativo. 
Tags: saúde | câncer | dia | mundial | hcp |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL