Acervo
Folia 2024
Ciranda, Afoxé e Maracatu marcam estreia da Terça Negra Especial de Carnaval
Pátio de São Pedro se torna palco das manifestações populares de cunho afro-ameríndio
Publicado: 22/01/2024 às 10:36

Pátio de São Pedro volta a receber a Terça Negra/Foto: Prefeitura do Recife

A partir de terça (23), o Pátio de São Pedro, no Centro do Recife, volta a sediar as Terças Negras Especiais de Carnaval.
O evento é gratuito e começa às 19h, com o Maracatu Linda Flor, o Bloco Afro Obirim, Anderson Miguel e a ciranda Raiz da Mata Norte, além do Afoxé Omin Sabá.
Criada há mais de 20 anos pelo Movimento Negro Unificado (MNU), a Terça Negra busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do Estado.
O projeto tem apoio da Prefeitura do Recife e a curadoria dos artistas que participam da grade é do próprio MNU.
História
A história da Terça Negra começa em 1998, no Pagode do Didi, localizado na Rua Ulhôa Cintra, no bairro de Santo Antônio. Em 2001, o projeto passou a acontecer no Pátio de São Pedro, tornando-se parte do calendário cultural oficial da cidade.
O encontro cultural foi criado pelo Movimento Negro Unificado (MNU), que surgiu no Recife em 1979. Ele ganhou força na década de 1990.
Em seus primeiros passos, o MNU pretendia ir além do chamado samba de raiz, divulgando outras vertentes da cultura negra, como o maracatu, o afoxé, o coco de roda e até o reggae e o hip hop.
Programe-se
Maracatu Linda Flor
Bloco Afro Obirim
Anderson Miguel e Ciranda Raiz da Mata Norte