Acervo
VIAGEM À EUROPA
Orquestra de jovens instrumentistas de comunidades do Recife se apresenta na Espanha
Com o espetáculo denominado Sinfonia para Todos os Ritmos em Sol Maior, o projeto visa levar música ao vivo aos teatros, conservatórios e palcos
Publicado: 18/12/2023 às 06:00

A orquestra se apresenta nos dia 21 e 23 deste mês em duas cidades da Espanha/Foto: Divulgação

Música boa de Pernambuco para os quatro cantos do mundo. Esse é o objetivo da orquestra do Conservatório Instituto Artes Sol Maior (CIASM) ao levar instrumentistas pernambucanos, em sua grande maioria, jovens carentes de comunidades do Recife para se apresentarem na Europa, nos próximos dias 21 e 23 deste mês.
Com o espetáculo denominado “Sinfonia para Todos os Ritmos em Sol Maior”, o projeto visa levar música ao vivo aos teatros, conservatórios e palcos como forma de integrar a sociedade e os refugiados de várias regiões em zonas de conflitos no velho continente.
Segundo os organizadores, os músicos pernambucanos irão viajar uma distância de 6.178 quilômetros para atravessar o oceano atlântico rumo à Espanha. Eles farão uma turnê naquele País, no qual se apresentarão no dia 21 na cidade de Granada, na região Sul espanhola, e no dia 23 em Mota Del Cuervo, que fica no Norte.
Lá, os instrumentistas pernambucanos farão uma apresentação que contará com a participação de músicos refugiados que residem naquele País.
A equipe conta com 10 pessoas, entre músicos, bolsistas e produção. A viagem estava prevista para 2020, no entanto, devido a pandemia de Covid-19 teve que ser adiada.
“Com a desaceleração da Covid-19 o mundo está pronto para grandes espetáculos e o nosso está programado para dezembro deste ano. Estamos muito felizes em proporcionar esse momento a eles (músicos)”, destacou o maestro Ricardo Diniz, presidente do Instituto Sol Maior.
Sobre o Conservatório
O Conservatório Instituto Artes Sol Maior tem a missão de resgatar a arte, cultura e educação musical e cidadania.
Segundo a assessoria de imprensa do instituto, o objetivo da entidade é manter as tradições pernambucanas, além de trazer vivências importantes para a geração mais nova.
Com sede em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), há 25 anos o CIASM atua em parceria em mais de cinco países e milhares de alunos já passaram pelo projeto.
O Instituto também tem uma atuação social muito forte atendendo crianças e adolescentes carentes por meio do projeto Esperança em Sol Maior.
O Instituto tem revelado grandes artistas, muitos deles produzindo música em vários países, provando assim que a arte salva e forma cidadãos, além de gerar novos artistas para o mundo.