Acervo
Visita
Cães do Corpo de Bombeiros fazem visita especial a pacientes de hospital da Região Metropolitana
Estudos garantem que a presença de animais em hospitais auxiliam na cura dos pacientes
Publicado: 12/12/2023 às 18:25

A ação teve como objetivo proporcionar a interação entre os cães e os pacientes, contribuindo para a melhora da saúde psicológica, física e social dos assistidos/Foto: Divulgação

Pacientes do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, receberam uma visita especial na manhã desta terça-feira (12). Cães de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco interagiram com os pacientes da unidade hospitalar, tornando o dia mais leve para os enfermos.
A ação teve como objetivo proporcionar a interação entre os cães e os pacientes, contribuindo para a melhora da saúde psicológica, física e social dos assistidos. O comandante do canil do Corpo de Bombeiros, 2° Tenente Carias, destaca que “além dos cães trabalharem na área de buscas em áreas de deslizamento e estruturas colapsadas, eles também tem essa potencialidade de realizar a cinoterapia, sendo um facilitador para o tratamento das pessoas que estão em UTI, pessoas autistas, etc”.
A Cinoterapia, também chamada de Terapia Facilitada por Cães (TFC), é baseada em estudos que garantem que a presença de animais em hospitais auxiliam na cura e no bem estar das pessoas, proporcionando redução de estresse e ansiedade, além de otimização da cognição e comportamento dos pacientes.
Como a Terapia Facilitada por Cães funciona
A Terapia Facilitada por Cães (TFC) é utilizada desde o século 18 na Europa e no Brasil há mais de 60 anos de maneira experimental como complemento aos tratamentos tradicionais.
Para que um cachorro seja utilizado no processo de terapia, é necessário que ele passe por um processo de adestramento. Hoje em dia, a Anvisa é a responsável por regular o registro de cães habilitados para exercer a função.
Este tipo de terapia pode trazer diversos benefícios para os pacientes. Apenas 15 minutos de contato com o animal pode regular funções no corpo como:
- Pressão arterial
- Frequência cardíaca
- Colesterol
- Triglicérides
- Estresse e ansiedade
Isso ocorre porque o contato com o cachorro eleva os níveis de hormônios da felicidade e do prazer, causando uma baixa os níveis de estresse.