Diario de Pernambuco
Busca

Enem

Enem 2023: saiba como se preparar na véspera da prova

Chegada do Enem causa ansiedade e dúvidas nos estudantes que se prepararam durante todo o ano para o exame

Publicado em: 03/11/2023 06:00 | Atualizado em: 03/11/2023 18:06

É importante que o estudante tenha conhecimento de como o Enem funciona antes de realizar o exame (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)
É importante que o estudante tenha conhecimento de como o Enem funciona antes de realizar o exame (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Com a aproximação do primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo (5),muitos estudantes ficam receosos e não sabem como se preparar para o grande dia. Ainda dá tempo de estudar? É melhor descansar ou maratonar alguma matéria? Treinar redação é uma boa ideia? Diante das dúvidas e anseios dos alunos, o Diario de Pernambuco reuniu recomendações de profissionais para ajudar na preparação para o Enem.

 

  • Entenda como funciona o Enem

 

É importante que o estudante tenha conhecimento de como o Enem funciona antes de realizar o exame. No primeiro dia de prova, serão aplicadas 90 questões distribuídas entre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, os estudantes devem elaborar uma redação dissertativa-argumentativa sobre o tema pré-selecionado.

 

No segundo dia, também são aplicadas 90 questões, sendo 45 questões referentes a Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões sobre Matemática e suas Tecnologias.

 

As provas do Enem possuem durações diferentes nos dois dias. Os portões de acesso aos locais de prova sempre são abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, conforme o horário de Brasília. A aplicação do exame começa às 13h30. No primeiro dia, a aplicação tem a duração de 5h30 e no segundo dia de 5h.

 

  • Busque relaxar e ficar longe do que causa ansiedade

 

As horas que antecedem o Enem costumam ser as que costumam causar mais ansiedade nos estudantes. Por isso, é importante que o aluno busque deixar de lado tudo o que cause ansiedade e procure ocupar o tempo com coisas que fazem bem para ele.

 

Desenvolver “técnicas de relaxamento e meditação com orientação profissional também ajuda nesta fase para diminuir a ansiedade e o estresse. Ter uma rede de apoio com familiares e amigos para expressar seus pensamentos e emoções neste momento, será muito importante para lidar melhor com a ansiedade”, explica a psicóloga Kátia Guerra.

 

  • Tenha uma boa noite de sono e se alimente bem

 

Apesar de parecer recomendações básicas, muitos estudantes deixam de ter uma boa alimentação por conta da rotina intensa de estudos. Por este motivo, é válido lembrar a importância de ter uma alimentação balanceada e saudável na véspera do Enem

 

A nutricionista Lígia Pereira explica que “uma boa alimentação é um dos principais fatores para o bom desenvolvimento do corpo, seja a nível cognitivo, seja o funcionamento motor. Fazendo com que o aluno tenha melhor concentração, níveis mais satisfatórios de aprendizado, menos fadiga”.

 

A profissional recomenda que o estudante evite ou reduza a ingestão de álcool nesse período para não desenvolver sintomas de ressaca, desidratação e impactos negativos no sono e rendimento. Também deve-se evitar alimentos muito gordurosos e que precisam de uma digestão mais lenta

 

Uma boa noite de sono também é fundamental para que o aluno não se sinta cansado durante a prova. O sono pode atrapalhar o desempenho e prejudica a atenção.

 

“Obter descanso e qualidade do sono pois desempenha um papel crucial, pois o sono é fundamental para a atenção, capacidade de se concentrar, para consolidação da memória, sendo essencial para lembrar das informações estudadas, melhora o raciocínio lógico e resoluções de problemas”, ressalta a psicóloga Kátia Guerra.

 

  • Não faça maratona de estudos

 

Pode parecer contraditório, mas profissionais da educação não recomendam que estudantes façam maratonas de estudos um dia antes do Enem, pois o excesso de informações um dia antes da prova pode causar um esgotamento mental e ansiedade. 


“Na véspera do Enem, o aluno não deve estudar, no máximo, ele deve se manter atualizado, assistir a bons telejornais, ler fontes confiáveis de informações atualizadas, porque isso vai preparar não só a capacidade interpretativa dele, como vai deixá-lo com conteúdo para a produção da redação e para assumir uma postura mais crítica diante das questões sociais”, explica a professora de redação Fernanda Bergamo.

 

A educadora ainda ressalta que é importante que o aluno utilize o dia antes do exame para conhecer o local da prova.

 

“É dia de fazer o deslocamento até o local da prova, calculando o tempo que leva para chegar sem grandes sustos. É dia de separar material, duas, três canetas pretas de corpo transparente, testadas, amaciadas, com as quais o aluno se acostume, documento original com foto, cartão de inscrição impresso, porque caso surja qualquer tipo de problema, o estudante tem condições de apresentar o documento”, completa Fernanda Bergamo.

 

  • Pratique atividades prazerosas 

 

É essencial que o estudante faça a prova com calma e paciência. Por este motivo, é válido reservar o dia antes da prova para fazer atividades relaxantes.

 

O aluno pode optar por fazer uma caminhada, ouvir música, ir ao cinema, sair com os amigos, praticar exercícios e esportes, fazer uma sessão de massagem, fazer exercícios respiratórios e até mesmo ir ao shopping.

 

“Fazer exercício físico com orientação profissional pode trazer benefícios tanto diariamente na vida da pessoa, como nos dias que antecedem a avaliação”, completa a psicóloga Kátia Guerra.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL