° / °

Acervo
Fim de ano

Decoração natalina do Recife terá árvore de 40 metros de altura; veja programação da prefeitura

Com o tema ''Natal que Ilumine'', a festa vai se espalhar por 13 locais da cidade, que já começou a se vestir para o ciclo

Publicado: 09/11/2023 às 07:07

Recife está se preparando para o Natal com muita iluminação/Foto: Alessandro Potter/PCR/Arquivo

Recife está se preparando para o Natal com muita iluminação/Foto: Alessandro Potter/PCR/Arquivo

Recife está se preparando para o Natal com muita iluminação
O Recife já está “se vestindo”  para o Natal”.  Este ano, a festa programada pela prefeitura terá como tema “Natal que Ilumine” e várias atrações gratuitas, em 13 polos. Entre elas, uma árvore de 40 metros na Avenida Agamenon Magalhães. 

De acordo com o prefeito João Campos (PSB, a programação começa ainda este mês. 
 
“Na Agamenon, vai ter uma árvore com 40 metros de altura e vamos fazer muita iluminação e decoração no centro do Recife. Na avenida Rio Branco, por exemplo, vai ter uma vilinha de Natal, túnel de iluminação, presépio. Vamos também para o Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem. Na Praça do Arsenal vai ter orquestra sinfônica. Tudo isso nos quatro cantos do Recife para garantir esse período do ano que é tão bonito e que a gente gosta tanto. Garantir nossa cidade bem iluminada, bem decorada”, afirmou.

A festa reunirá brincantes e públicos para confraternizações e atividades, protagonizadas por algumas das mais bonitas e antigas tradições culturais nordestinas, como pastoris, bois de Natal e reisados, que espalharão a alegria azul e encarnada do ciclo por treze pólos.
 
São eles:  Parque da Macaxeira e novo Parque das Graças, Dona Lindu e Segundo Jardim, todas as seis RPAs da cidade, Pátio de São Pedro, além de Praça do Arsenal e Avenida Rio Branco.
Como aconteceu no São João, a cidade vai se enfeitar toda para a festa, com direito a vila natalina cenográfica, túnel de luz, árvore de Natal, presépio e palco.
 
Decoração
 
Na Agamenon Magalhães, a grande árvore de natal, que já virou tradição em meio à mais movimentada avenida da cidade, terá 40 metros de altura.
 
Dentro de sua estrutura, outra grande novidade: no centro do cone luminoso, haverá um presépio, com as figuras de José, Maria e do menino Jesus, que se movimentará em círculos, para assegurar visibilidade e encantamento às duas faixas da via. Ao longo da avenida, das imediações da Caixa Econômica até o Hospital Português, serão distribuídos elementos coloridos e luminosos, sobre o canal, nas árvores e postes.
 
Em Boa Viagem, a decoração concebida pelo poder público municipal acenderá a magia natalina nos três jardins, com elementos de chão, cordões e arcos luminosos, estrelas, bolas e pendentes, além de grandes estruturas vazadas, como anjos e bolas de Natal, para a população interagir com os elementos.
Haverá árvores natalinas com cerca de 15 metros de altura na Rio Branco, no Segundo Jardim, no Parque da Macaxeira, no Dona Lindu e no Parque das Graças, que vai ganhar ainda decoração completa, com elementos de chão interativos, além de túnel iluminado e presépio.
 
Na Rio Branco, a magia natalina fará morada: repetindo o grande destaque da decoração junina, será montada uma vila cenográfica com 13 casas, cobertas por um céu estrelado por cordões luminosos, com fachadas coloridas pelo verde e vermelho natalino. A via ganhará ainda túnel luminoso em formato de árvore natalina, além de presépio e palco para apresentações, que ficará na base da árvore de Natal, no final da rua, perto do Marco Zero.
 
No meio da via, quem vai dar expediente é o Bom Velhinho, que receberá os pequenos recifenses para fotos e votos natalinos, sentado aos pés de uma segunda árvore natalina, que será montada na altura da esquina com a Rua do Apolo.
A decoração já está sendo montada em alguns pontos da cidade, a exemplo da Agamenon, e começa a acender e colorir as ruas e alegrias recifenses a partir de meados de novembro.

Programação
 
O primeiro compromisso do Recife com o ciclo natalino são as atividades formativas que vão acontecer em bairros como Santo Amaro e Brasília Teimosa, ainda neste mês de novembro. O futuro das tradições culturais ligadas ao ciclo tem encontro marcado com mestres e mestras da cultura popular, em oficinas preparatórias de dança, música, teatralidade e criatividade, para celebrar e confirmar o compromisso do Plano Recife MCP - Matriz da Cultura Popular, que tem como um de seus eixos prioritários a capacitação e formação dos fazedores de cultura da cidade.
 
As atividades serão descentralizadas, contemplando visitas a algumas sedes de agremiações e brinquedos natalinos, e contarão com a participação também de alunos da rede municipal de ensino e de agentes culturais diversos.
 
Com previsão de início também neste mês de novembro, tomarão conta de toda a cidade as já tradicionais Jornadas para Celebrar, que promovem a comunhão dos brincantes com suas próprias comunidades e também com grupos de outras localidades, para fortalecer as tradições natalinas em diferentes áreas da cidade, Morro da Conceição, na Vila Vintém, em Santo Amaro, no Ibura, em Água Fria e no Cordeiro.
 
Assim como no ano passado, a Rio Branco será palco cativo da magia e da celebração natalina, com apresentações da cultura popular aos sábados e domingos a partir do dia 18 de novembro até o Natal.
 
Haverá, ainda, apresentações gratuitas, para públicos de todas as idades e endereços, no Pátio de São Pedro, nos parques Dona Lindu, Macaxeira, no recém-inaugurado Parque das Graças, e no Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem. Na Praça do Arsenal, a programação será protagonizada pelos acordes da Orquestra Sinfônica do Recife, que fará um concerto natalino especial, no dia 15 de dezembro.
Mais de Acervo