Diario de Pernambuco
Busca

Educação

Saiba quais são os principais assuntos das questões de matemática do Enem

Professor de matemática dá dicas de como estudar na reta final

Publicado em: 25/10/2023 07:50

Fazer prova de matemática é desafio no Enem  (Foto: Arquivo)
Fazer prova de matemática é desafio no Enem (Foto: Arquivo)
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reúne 45 questões de matemática, uma das disciplinas que mais causa angústia nos estudantes.
 
No entanto, nem todos os estudantes sabem que 32,7% das questões envolveram matemática básica entre os anos de 2016 e 2022.

Entre os assuntos de matemática básica estão conceitos de razão, proporção e regra de três, porcentagem, operações com números inteiros e escalas. 

Segundo o professor de matemática Marconi Sousa, o aluno que vai fazer o Enem “tem que enriquecer" o conhecimento na parte básica, mas deve estudar vários conteúdos.
 
"É preciso saber funções, aprender cálculos diários, cálculos de volumes, trabalhar com a parte de proporcionalidade, grandezas proporcionais, divisão proporcional, regra de três, porcentagem e escala porque são conteúdos que o Enem foca muito, mesmo sendo dentro da parte matemática fundamental”, diz.

Marconi ressalta que muitos alunos que prestam o vestibular possuem déficits em matemática porque não aprenderam o básico no Ensino Fundamental.
 
“Por mais que ele estude assuntos de Ensino Médio, na hora de desenvolver uma conta, ele esbarra em processos de matemática mais simples. Eu costumo dizer ao aluno que quando ele vai fazendo simulado e depois corrige os gabaritos, 75% do erro do aluno, pasmem, é em matemática fundamental”, observa. 

Segundo o professor, entre os principais erros estão a divisão e multiplicação e deslocamento de vírgula.

Outro tema que aparece com frequência no vestibular é estatística, representando 17,6% das questões.
 
A Estatística engloba conceitos de probabilidade estatística descritiva, distribuições de probabilidade, intervalo de confiança, testes de hipótese, correlação e regressão.

Em seguida, vem a geometria espacial, que está presente em 10,9% dos questionários. A Geometria Espacial estuda conceitos como ponto, reta, plano, espaço e fórmulas das figuras, como poliedros e corpos redondos.

O assunto menos abordado no Enem é a geometria analítica, com apenas 1,3%.
 
Nesta área, os objetos geométricos são relacionados a sistemas de coordenadas e equações que são analisadas algebricamente.

Confira a escala dos principais assuntos abordados nas questões de matemática do Enem:

- Matemática Básica: 32,7%
- Estatística: 17,6%
- Geometria Espacial: 10,9%
- Geometria Plana: 9,0%
- Funções: 6,4%
- Probabilidade: 4,5%
- Análise Combinatória: 4,5%
- Exponencial e Logaritmo: 4,2%
- Trigonometria: 3,5%
- Sequências e Progressões: 3,2%
- Geometria Analítica: 1,3% 

Como fazer uma boa prova de matemática

A pouco mais de duas semanas para a prova de matemática do Enem, o professor Marconi Sousa explica que, durante a reta final, é “muito importante o aluno focar em conteúdos que ele já domina e, principalmente, estar descansado para fazer a prova. Porque o que não pode nessa etapa do campeonato é querer colocar todo o conhecimento da vida na cabeça. O que ele adquiriu, já adquiriu. Agora é adquirir confiança. Fazer questões mais básicas, revisar conteúdos mais fortes, que são mais enfáticos no Enem”.

Ter hábitos saudáveis como uma boa alimentação, se manter hidratado, ter um sono regulado e praticar exercícios físicos também ajuda a manter o foco e evitar a ansiedade.

Outra dica passada pelo professor é intercalar as questões de matemática com as de ciências da natureza para evitar o cansaço mental. Também é essencial que o estudante saiba administrar o tempo, para que não passe mais do que o necessário em uma questão e acabe prejudicando o desempenho nas outras.

Tags: desafio | matemática | prova | enem |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL