Diario de Pernambuco
Busca

NORONHA

Semana da Primeira Infância tem programação especial em Noronha

Publicado em: 14/08/2023 10:25 | Atualizado em: 14/08/2023 11:17

A ideia é envolver todos os atores relevantes para garantir o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças nessa faixa etária e assim estimular a conscientização sobre o tema (Foto: Divulgação)
A ideia é envolver todos os atores relevantes para garantir o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças nessa faixa etária e assim estimular a conscientização sobre o tema (Foto: Divulgação)
De 14 a 18 de agosto, acontece, em Fernando de Noronha, a "Semana da Primeira Infância: Ser Criança em Noronha". A iniciativa, promovida pela Administração da ilha, por meio da Superintendência de Saúde, tem como objetivo fortalecer a atenção e os cuidados voltados para o desenvolvimento infantil na fase inicial da vida.  Atividades lúdicas, palestras, oficinas e rodas de conversa fazem parte da programação do evento, que foi pensada para crianças de 0 a 6 anos de idade, bem como seus pais, cuidadores, educadores, profissionais de saúde e a comunidade em geral. 

A ideia é envolver todos os atores relevantes para garantir o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças nessa faixa etária e assim estimular a conscientização sobre o tema. O evento faz referência à Lei Federal Nº 14.617, de 10 de julho de 2023, que instituiu agosto como o Mês da Primeira Infância.

"A primeira infância é um período de descobertas que molda o futuro de uma criança. Durante esses anos iniciais, as bases para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social são estabelecidas. Investir na primeira infância é investir em um futuro saudável, promissor e resiliente, onde cada criança tem a oportunidade de alcançar todo o seu potencial. É um tempo precioso para nutrir vínculos, estimular o aprendizado e criar um alicerce sólido para uma vida plena e bem-sucedida", ressalta Isabel Sobral, superintendente de Saúde de Noronha. 

Confira a programação:

Segunda-feira (14/08)%u200B

Auditório da EREM Arquipélago

18h - Abertura oficial da Semana da Primeira Infância e Agosto Dourado

Público: Comunidade, pais, profissionais da educação, da saúde e assistência social

18h30 - Oficina "Primeiros Socorros na 1ª Infância" (com o Corpo de Bombeiros de Fernando de Noronha)

Público: Professores e cuidadores da creche, pais/responsáveis e agentes comunitários de Saúde.

Terça-feira (15/08)

Bosque Flamboyant

16h - Piquenique Materno em alusão ao Agosto Dourado e ao Dia da Gestante + Roda de conversa sobre a importância da amamentação, os benefícios para o desenvolvimento da criança e a importância do pré-natal para o acesso a programas sociais realização de pintura gestacional (com enfermeiras, nutricionistas e assistentes sociais)

Público: Gestantes, lactantes e parceiros e profissionais de Saúde e de Assistência Social

Quarta-feira (16/08)

Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer 

09h às 12h - Prática de Shantala (com a enfermeira Ana Carolina)

Público: Crianças do Ciei Bem-Me-Quer 

15h às 16h - Oficina de Shantala (com a enfermeira Ana Carolina)

Público: Pais, profissionais de Saúde, gestantes e familiares

Quinta-feira (17/08)

Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer 

8h às 16h - Oficina de brinquedos com foco no desenvolvimento infantil, de acordo com a faixa-etária (com terapeuta ocupacional e fisioterapeuta)

Público: Crianças do Ciei Bem-Me-Quer 

Sexta-feira (18/08)

Auditório da EREM Arquipélago

18h - Roda de conversa sobre Desenvolvimento Infantil: a importância do brincar, do estímulo e das relações familiares e a importância dos vínculos familiares na perspectiva da Assistência Social como garantia de direito na 1ª Infância (com pediatra, terapeuta ocupacional, psicóloga, profissional da Educação, psicopedagogo)

Público: Pais/responsáveis, professores da creche e cuidadores e profissionais de Saúde.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL