Rain25° / 25° C

RELIGIÃO

Ordenação de frei Damião faz 100 anos

Publicado em: 26/08/2023 12:29 | Atualizado em: 26/08/2023 12:45

Há uma controvérsia sobre a data, se no dia 5 (a documentada) ou 25, a popular, mas é fato que o religioso marcou a vida dos católicos em Pernambuco (Foto: Arquivo DP)
Há uma controvérsia sobre a data, se no dia 5 (a documentada) ou 25, a popular, mas é fato que o religioso marcou a vida dos católicos em Pernambuco (Foto: Arquivo DP)
Este mês de agosto marca o centenário de ordenação de frei de Damião. Muitos registros dão conta que a data foi no dia 25 de agosto de 1923. Encontramos essa referência no site da Wikipédia, na Agência Católica de Informação e também no site da ordem franciscana dos capuchinhos do Rio de Janeiro. O 25 de agosto consta até no projeto de lei nº 159/2010 da Câmara de Vereadores do Recife, que inclui a festa de Frei Damião no calendário municipal de eventos oficiais (virou a lei nº 17.760 /2011).

Mas a reportagem do Diario de Pernambuco desvendou que esse é um erro histórico. A data oficial em que o missionário do Nordeste se tornou sacerdote é, na verdade, 5 de agosto de 1923. É o que garante o postulante da causa à santificação de frei Damião. "Infelizmente, a gente encontra esses erros na internet. Mas é importante corrigir essa data porque realmente nós temos a comprovação e os documentos da ordenação sacerdotal de frei Damião, em 5 de agosto", disse o frei Jociel Gomes

Ele nos mostrou esse documento. Está em italiano, mas diz o seguinte: "Registro das Sagradas Ordenações do ano 1877 a 1957. Dia 5 de agosto de 1923. Na sagrada ordenação feita por sua eminência reverendíssima o cardeal vigário de sua santidade, Basílio Pompili, na Igreja de São Lourenço de Brindisi, em Roma, no dia e ano supracitados, foram promovidos à sagrada ordem do presbiterato os seguintes diáconos: frei Mario de Vergemoli e frei Damião de Bozzano".

Frei Damião nasceu em 1898 na região da Toscana, na Itália. Pio Gianotti (como foi batizado)iniciou seus estudos religiosos aos 12 anos de idade mas, aos 19, precisou interromper porque foi convocado para lutar na 1ª Guerra Mundial. Com o fim do conflito, retornou ao convento. Aos 25 anos foi ordenado. Em 1931, mudou-se para o Brasil, onde liderou várias peregrinações com o povo nordestino, atos que fizeram sua fama de homem santo.

Memorial em Caruaru homenageia peregrinações do religioso (Foto: Francisco Silva/DP)
Memorial em Caruaru homenageia peregrinações do religioso (Foto: Francisco Silva/DP)


Hoje, o quarto onde o frei Damião morou, no Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, virou um museu. O local é repleto de fotos e relíquias, objetos que foram usados em vida pelo capuchinho, que pregou o evangelho e confessou muita gente durante seus 66 anos de missão no Brasil. Um destaque é a cama onde o religioso morreu.

Quem estava ao lado dele, nesse momento, foi o frei Nunes, que por muitos anos acompanhou o colega Damião pelo interior do país. O Diario registou, em 1987, frei Nunes durante o velório de frei Damião abençoando a multidão que aguardava na fila de quilométrica para a despedida na Igreja da Pena, no bairro de São José. "Ele tinha um carisma próprio, era uma coisa divina, de reunir multidões. E as pessoas que iam lá, iam ouvir frei Damião e receber um conselho. Voltavam para casa realmente satisfeitos", comentou frei José Nunes.

Quem também acompanhou muito de perto o frei Damião pelas missões foi o comerciante de Caruaru Severino Soares, conhecido como "Bibiu das Louças". Ele garantiu que presenciou um milagre do frei. O fato, ele conta, aconteceu durante uma missão no sítio Patos, em Frei Miguelinho, no Agreste. E envolveu uma mulher que chegou ao local sem andar, carregada na cadeira por duas filhas. Segundo ele, uma das filhas disse: "Frei Damião eu vim aqui pro senhor dar uma benção em minha mãe para curar minha mãe. Se o senhor tocar nela, ela acha que anda". E Damião tocou, então, a cabeça da mulher com a cruz, abençoando-a. "Ela saiu andando. Desceu uns 'degrauzinhos' que tinha. Uma filha com a cadeira na cabeça e a outra filha pegada na mão dela"', relembrou.

Frei Jociel nos explicou, entretanto, que os milagres atribuídos em vida ao missionário do Nordeste servem para ilustrar a fama de santidade. O postulador da causa do missionário junto ao Vaticano nos conta que é preciso mais que isso para que Roma o considere santo. "Para a beatificação é preciso que o milagre tenha ocorrido após a morte do frei Damião, ou seja, após 31 de maio de 1997, depois será necessário um segundo milagre para a canonização", concluiu o postulador.

AUDIOVISUAL
O Diario de Pernambuco preparou um conteúdo audiovisual para quem quiser conhecer um pouco do Convento de São Félix de Cantalice, na Zona Sul da capital, onde morou Frei Damião e onde seu corpo está enterrado. Com imagens de Francisco Silva, edição de Wanderson Oliveira e apoio técnico de Renée Ricardo, o repórter Luís Boaventura mostra também um memorial que está sendo construído em Caruaru para melhor receber os romeiros. O trabalho está no canal Diario de Pernambuco TV, no Yputube: https://www.youtube.com/watch?v=OQjkUduPm-4

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua