Diario de Pernambuco
Busca

JORNALISMO

Estagiária do Diario é uma das vencedoras do Prêmio Cristina Tavares

Publicado em: 15/08/2023 22:32 | Atualizado em: 15/08/2023 23:14

 (Foto: Sandy James/DP )
Foto: Sandy James/DP
Aconteceu na noite desta terça-feira (15) o 27° Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo. A premiação reuniu jornalistas de todo o estado para prestigiar mais uma edição da premiação mais importante da categoria de jornalistas de Pernambuco e um dos 5 maiores do país.

Organizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a premiação registrou mais de 100 trabalhos inscritos nas categorias profissional e estudante.

A estagiária de Política do Diario de Pernambuco, Aliny Agostinho, foi a ganhadora na Categoria Estudante com o texto "A transfiguração da cultura e tradição: Mulheres que traçam destinos" que conta a história das mulheres do Maracatu Coração Nazareno.

"Foi uma pauta que teve muitos obstáculos. Tive dois meses de criação. As mulheres eram impedidas de ser protagonistas no Maracatu, então elas criaram o seu próprio Maracatu, e conto como a cultura as ajudou a superar obstáculos da vida", contou Aliny.

"Dedico este prêmio a Eliane Rodrigues que fundou a Associação de mulheres de Nazaré da Mata e a todas as integrantes do Maracatu Coração Nazareno, que me inspiram, assim como a inúmeras outras mulheres, a perseguir os sonhos e a ocupar todos os espaços", completou a estagiária do Diario e uma das venceroras do prêmio.

Todos os trabalhos inscritos foram avaliados num período de 30 dias, por uma Comissão Julgadora formada por mais de 15 profissionais da comunicação. Entre eles professores, mestres e doutores.

"O Prêmio Cristina Tavares é um dos cinco maiores prêmios de jornalismo do Brasil. O prêmio estimula a qualidade da prática jornalística, reconhece a prática dessa qualidade e faz com que o jornalista reflita se o seu trabalho tem as qualidades que um prêmio exige. Sendo elas denunciar e refletir questões políticas, sociais e procurar soluções", explicou o presidente do Sinjope, Jailson da Paz.

Os trabalhos contaram com grandes produções de profissionais que trouxeram a essência do jornalismo para diversas áreas como foto, vídeo, rádio, texto e internet.

Os vencedores da categoria profissional receberam uma premiação de R$ 3.000 em valor bruto, além de troféu e certificado. Já os estudantes levam o certificado e um prêmio de R$ 800 em valor bruto. A premiação ocorreu no auditório da Associação Médica de Pernambuco (Ampe), na Praça Oswaldo Cruz.

A 27ª edição da premiação teve o patrocínio da Companhia Editora de Pernambuco (CEPE) e o apoio da Prefeitura do Recife, Governo de Pernambuco, Alepe, Câmara do Recife, Prefeitura do Paulista e da Prefeitura de Igarassu.
 
 (Foto: Sandy James/DP)
Foto: Sandy James/DP
 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL