° / °

Acervo
INCLUSÃO

Visibilidade Lésbica: ONG Arco oferece balcão de saúde e cidadania

Publicado: 28/08/2023 às 18:06

/DIVULGAÇÃO

/DIVULGAÇÃO

O Dia da Visibilidade Lésbica, celebrado no dia 29 de agosto, se consolida como um marco na defesa contra a discriminação e na valorização da identidade lésbica no país. Honrando essa data, a ONG ARCO, conhecida por suas iniciativas em prol da comunidade LGBTQIAP%2b, organiza uma Ação Especial: "Sapatão cidadã".

Em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e o Conselho LGBTQIAP local, no qual a Arco ocupa o assento de Juventude, o evento ocorrerá na CASA ARCO e se destaca pela variedade de serviços prestados à comunidade.

Na esfera da saúde, serão ofertados:

Testagem para HIV, Sífilis e Hepatites;
Vacinação contra COVID-19 e Gripe;
Entrega de Kits de Redução de Danos.

No contexto do Cadúnico, os presentes terão acesso a:

Informações sobre o programa Bolsa Família;
(BPC) Benefício de Prestação Continuada;
Informações sobre Tarifa social de energia elétrica.

Em termos de cidadania, a ONG ARCO disponibilizará:

Procedimentos para obtenção gratuita da 2º Via de Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito;
Suporte na Retificação de Nome.

Adicionalmente, será promovido um plantão para elaboração e impressão de currículos, bem como a distribuição de material informativo acerca da diversidade e inclusão.

A atividade "Sapatão cidadã" ocorrerá no dia 29 de agosto, das 13h às 16h, na Rua Sebastião Mendes Cahú, 27, Padre Roma, Jaboatão dos Guararapes, na Casa Arco.

Carlos Santos, diretor-presidente da instituição, destacou a relevância da ação e o compromisso com as singularidades de cada letra da sigla. “É crucial reconhecer e valorizar as especificidades de cada letra do nosso arco-íris. Nosso objetivo neste dia é oferecer à comunidade de mulheres lésbicas e à ampla comunidade LGBTQIAP o acesso gratuito a serviços que, frequentemente, são inacessíveis devido à marginalização e vulnerabilidade que enfrentam. A cidadania também é um direito da comunidade LGBTQIAP ”, finalizou Santos.

Tatiane Franco, psicóloga que integra a instituição, refletindo sobre o Dia da Visibilidade Lésbica no 29 de agosto, destacou: "O acolhimento e o cuidado são essenciais todos os dias, mas, neste marco tão significativo, eles se tornam ainda mais cruciais. Muitas mulheres lésbicas enfrentam duplas discriminações, tanto por sua orientação sexual quanto por serem mulheres. Aqui, no dia da visibilidade lésbica, reforçamos nosso compromisso de oferecer um espaço seguro e acolhedor para essas mulheres. Elas têm o direito de serem vistas, ouvidas e, principalmente, de receberem cuidados adequados à sua realidade e experiências."

A ONG Arco estende o convite à toda comunidade, incentivando a participação neste dia de promoção da cidadania e valorização dos direitos da comunidade lésbica, somando forças para um futuro mais igualitário e sem preconceito.







 
Mais de Acervo