Diario de Pernambuco
Busca

PAULISTA

Saúde em Movimento comemora 19 anos em edição do Café com Ciência

Publicado em: 28/07/2023 15:50

Atividade aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, em Maranguape I
 (Foto: Divulgação/Lucy Oliveira/Prefeitura do Paulista)
Atividade aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde, em Maranguape I (Foto: Divulgação/Lucy Oliveira/Prefeitura do Paulista)
Com a presença de professores, usuários e convidados, foi realizada mais uma edição do Café com Ciência. Desta vez, o tema foi:  O Programa Saúde em Movimento como uma política pública de promoção da saúde e qualidade de vida da população de Paulista. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (28), no auditório da Secretaria de Saúde, em Maranguape I, em comemoração aos 19 anos do programa, com roda de conversa. A programação foi marcada por palestras, apresentações culturais e uma homenagem póstuma ao professor Valdir Santos, fundador da iniciativa no município.

Uma das usuárias do Saúde em Movimento, a dona de casa Elza Gama do Nascimento, de 72 anos, residente em Jardim Maranguape, participou da programação. Ela e outras companheiras realizaram uma apresentação de dança durante o evento. “Faço parte do Saúde em Movimento, há 8 anos. É tudo de bom, é muito importante fazer atividade física na nossa idade”, declarou. 

O evento contou com a presença da médica e secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessoa, viúva do professor Valdir Santos. Ele esteve à frente da coordenação do Programa Saúde em Movimento por 16 anos, em Paulista, assim como na titularidade  da Coordenação da Saúde do Idoso. 

“Eu fico muito orgulhosa, feliz e emocionada com essa homenagem que a Prefeitura de Paulista vem prestando ao meu esposo, pelo marco e legado que ele deixou com relação ao Saúde em Movimento, que é um programa que privilegia a atividade física, como o tratamento e o cuidado e a saúde para os idosos, em um programa pioneiro e um patrimônio da cidade de Paulista”, ressaltou Zelma Pessoa. 

Durante o evento, a secretária de Saúde do Paulista, Kássia Moura, entregou à doutora Zelma uma placa em homenagem póstuma ao professor Valdir Santos. “Para abrilhantar essa homenagem, tivemos o prazer em receber a secretária de Saúde de Jaboatão, Zelma Pessoa, esposa do professor e fundador do programa aqui no município, o professor Valdir Santos. Eu queria aproveitar para homenagear e agradecer a todos os professores participantes do programa, que impactam efetivamente na vida, no social e na saúde de todos os participantes do grupo”, completou a secretária de Saúde do Paulista, Kássia Moura.

Na ocasião, a superintendente de Políticas Estratégicas da Secretaria de Saúde, Jakeline Moraes, ressaltou a importância do programa. “O Café com Ciência é um projeto que leva a educação continuada para os profissionais da rede. Ele acontece uma vez por mês, com temáticas diversas. Neste mês, estamos abordando o programa Saúde em Movimento e Academias da Cidade”, declarou Jakeline. 

De acordo com o atual coordenador do Saúde em Movimento, Afonso Menezes, são 29 turmas do programa espalhadas pelos quatro territórios e todos os bairros do município. Durante o evento, ele se disse satisfeito em participar da iniciativa. “É um privilégio estar aqui e fazer parte dessa equipe e desse programa que é universal, pois a gente abraça a questão de todas as faixas etárias, todas as cores e gêneros, para estar aqui com a gente hoje”, concluiu.



Tags: Paulista | programa | saúde |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL