Diario de Pernambuco
Busca

JORNADA DA JUVENTUDE

Quase 2 mil peregrinos da Obra de Maria embarcam para a Jornada Mundial da Juventude

Publicado em: 31/07/2023 19:29

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
 Quase 2 mil peregrinos e missionários da Comunidade Obra de Maria embarcaram ontem para conhecer os Santuários Marianos na Europa e participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, que começa nesta terça-feira e terá a presença do papa Francisco. Os peregrinos saíram do Recife (700) e mais cinco cidades brasileiras para uma jornada espiritual em agosto.
 
Os peregrinos embarcaram em uma jornada de reflexão e renovação da fé, vivenciando momentos de profunda conexão com Deus. Católicos do Recife, Fortaleza, Natal, Maceió, São Paulo e Brasília saíram com destino a roteiros que incluem visitas a Portugal, Itália,  Espanha e França, com participação na Jornada Mundial da Juventude 2023. Além disso, os fiéis terão a oportunidade de visitar lugares sagrados que proporcionam uma rica experiência de fé e conexão com o Espírito Santo.
 
A Jornada Mundial da Juventude acontece desta terça-feira até 6 de agosto e tem como tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente.” (Lc 1, 39). Com a presença da maior autoridade católica, o papa, a celebração conta com uma programação de atividades religiosas para integrar toda a comunidade católica, como missas, terços, vigília e via-Sacra. A vestibulanda Andressa Anjos, de 19 anos, embarcou para viver, pela primeira vez, a Jornada Mundial da Juventude, e está com expectativas altas para a viagem. “Estou muito ansiosa para ver jovens como eu, que tem a fé católica, e ir para Portugal, onde tem a aparição de Nossa Senhora de Fátima. Para mim, vai ser uma experiência maravilhosa, pois sou devota dela”, disse.
 
Os locais a serem visitados fora da programação da JMJ variam de acordo com cada grupo. Os fiéis vão conhecer os Santuários Marianos, que são destinos sagrados, onde os peregrinos encontram um espaço propício para a oração, reflexão e ampliação do conhecimento eclesiástico. Em Portugal, os fiéis passarão pelos locais relacionados às aparições de Nossa Senhora em 1917, como a casa dos pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco, e Valinhos, na cidade de Fátima. Na Espanha, além da capital Madri, os fiéis passarão pela cidade de Salamanca, especialmente pelas Catedrais Nova e Velha, monumentos arquitetônicos que impressionam com a arte sacra.
 
Na passagem pela Itália, os peregrinos conhecerão as cidades católicas de Assis, cidade que foi lar de São Francisco de Assis, e de Santa Clara, onde estão localizadas suas respectivas basílicas, e Roma, percorrendo o Coliseu, a Basílica de São Pedro e as Basílicas Patriarcais de Santa Maria Maior e São João de Latrão. Já na França, o destino é a cidade de Lourdes, onde os fiéis participam de missas, terços e procissão luminosa no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, além de uma breve visita a Paris, passando por destinos turísticos como o Arco do Triunfo, Torre Eiffel e a Capela da Medalha Milagrosa.
 
O missionário Wellington Costa tem 40 anos de idade, é voluntário da Obra de Maria há mais de 20 anos, atua como guia turístico e, para ele, essa viagem é uma oportunidade de reforçar o compromisso com a fé. “A sustentabilidade da fé, que vislumbramos nos corações de nossa juventude, não se reduz a sentimentos vagos, ao sentimentalismo ou a palavras vazias. Pelo contrário, ela é um saudável compromisso de santidade”, define ele.
 
Ao regressarem de suas peregrinações, os cerca de quase 2 mil  peregrinos  levarão não apenas lembranças inesquecíveis, mas também um crescimento espiritual e a experiência de viverem a fé com maior autenticidade. A peregrinação é muito mais do que uma viagem comum; é uma jornada de fé, devoção e encontro com o sagrado, de corações unidos em busca da espiritualidade e do encontro com o divino.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL