Acervo
ATUALIZAÇÃO
Preso por suspeita de estupro, Padre Airton é transferido às pressas para UTI no Recife
Publicado: 24/07/2023 às 17:43

/DIVULGAÇÃO
“Bem aventurados os que têm um espírito sem malícia”, este que vos fala, é o padre Airton Freire. Um Padre acima de qualquer suspeita, com muitos adoradores que o amavam sem malícia alguma. Fiéis que dizem ter sido curados por ele. Conhecido por seus trabalhos em obras sociais, foi preso no dia (14) em Pernambuco, numa investigação que apura crimes sexuais. Os inquéritos seguem em segredo de justiça, a Polícia Civil de Pernambuco criou uma força-tarefa formada por cinco delegadas para agilizar a apuração das denúncias. Até o momento, mais de 50 pessoas já prestaram depoimento. Uma reportagem do fantástico, atração da TV Globo, revelou depoimentos exclusivos de duas novas vítimas.
Silvia Tavares foi a primeira pessoa a ter coragem para denunciar o padre. “Eu encontrei Airton deitado coberto com um lençol de seda, ele chegou e disse: minha princesa é o seguinte, eu passei a noite todinha pregando, rezando principalmente por você, então eu queria uma massagem. Eu comecei a fazer a massagem no ombro dele e fui descendo, quando percebi que ele estava sem roupa, eu pulei da cama, foi quando Jaílson o motorista dele, colocou uma faca no meu pescoço, me deu uma gravata e disse: se você colaborar ninguém morre, segundo a vítima, o Padre começou a se masturbar e disse para Jaílson cometer o estupro. Ele ficava comandando a ação”, disse Sílvia.
Uma das vítimas que não quis ser identificada, também disse que foi levada para a casinha de taipa por outro funcionário da fazenda chegando lá, o padre pediu uma massagem após o banho e apareceu sem roupa." Airton começou a se masturbar, rindo!, foi quando me virei pra fugir, o capanga segurou o meu braço e disse cuidado quando for passar na frente do canil, porque você pode ser estraçalhada. Dei as costas e fui embora. Ele violentou a minha fé de uma forma bruta”, pontuou.
Este homem que preferiu não se identificar, chegou a trabalhar com o Padre e acredita ter sido dopado na casinha de taipa. “Peguei a garrafa umas onze e poucas da noite, tomei a água e deitei na rede. Quando acordei, estava sentado numa cadeira que tem próxima à mesinha, só de cueca. E senti meu corpo, né?! A gente sente o corpo da gente diferente. Muitas pessoas não têm coragem de falar, com medo. Não tem uma condição financeira boa, família estruturada. Eu digo porque convivi com ele, o Padre se aproveitou muito disso também, da minha ingenuidade, do meu lado que queria aprender mais sobre o lado religioso”, disse a vítima.
Em maio deste ano, a Diocese Regional em Pernambuco, suspendeu a permissão para o Sacerdócio de Airton Freire, até o término das investigações. O que tem surpreendido são as determinações ágeis tanto da Diocese quanto da justiça.
O Ministério público de Pernambuco (MPPE) em nota, informou que vem acompanhando as investigações e que cinco inquéritos foram instaurados contra o Padre Airton Freire com base nessas denúncias. As investigações estão bastante robustas, instruídas com várias declarações de testemunhas.
" A prisão preventiva dele só coube porque há indícios suficientes de autoria e materialidade do crime", afirma a delegada da Polícia Civil de Pernambuco, Morgana Alves.
Outro fato envolvendo o Padre Airton já tinha chamado a atenção da igreja. Em 2003 ele arrecadou dinheiro com os fiéis para supostamente fazer uma cirurgia no exterior.
“Foi para os Estados Unidos e, em uma semana já voltou, aí pensamos, não é possível que ele tenha ido para os EUA fazer uma operação no coração que é coisa séria e voltou em apenas uma semana. Então você faz a arrecadação de dinheiro, viaja e não faz nada? Eu dei algumas orientações a ele. Quanto a minha fé, eu não posso deixar abalar porque um homem padre, bispo ou freiras, possam fazer coisas erradas. Um processo contra o Airton está acontecendo, é segredo de justiça. Eu espero a posição definitiva da justiça, aí o bispo da diocese cuidará também da situação do padre”, disse O Bispo Emérito, da Diocese de Caruaru.
A Fundação Terra enviou nota explicando que a quantia arrecadada foi destinada a um projeto social e afirmou que mantém normalmente os trabalhos sociais desenvolvidos nos estados de Pernambuco e Ceará.
A defesa do Padre Airton Freire também preferiu se manifestar por nota, afirmando que ele é inocente e usará de todos os esforços para garantir o direito ao habeas corpus. A nota explica ainda que o padre é um homem com sérias restrições de saúde.
Internação na UTI
A assessoria do padre Airton Freire, disse que ele foi transferido na manhã deste domingo (23) para o Hospital Português, em Recife, devido a uma crise de hipertensão arterial sofrida no sábado. Ele estava internado no Hospital Memorial, de Arcoverde, mas teve a transferência autorizada devido ao grave estado de saúde que requer cuidados especializados. O padre se encontra na UTI e está sendo submetido a exames.
Disse ainda que o estado de saúde do religioso é conhecido das autoridades judiciais desde a decretação de sua prisão preventiva, contestada pelos advogados que o defendem por não atender os requisitos previstos em lei. A defesa enfatiza a necessidade de um habeas corpus para que ele responda em liberdade.