° / °

Acervo
SAÚDE

Recife oferece 2,2 mil exames gratuitos de mamografia em julho

Publicado: 03/07/2023 às 11:01

Ao longo deste mês, 29 pontos da capital pernambucana terão a presença da ação, que é voltada para mulheres entre 50 e 69 anos/Ikamahã/Sesau PCR

Ao longo deste mês, 29 pontos da capital pernambucana terão a presença da ação, que é voltada para mulheres entre 50 e 69 anos/Ikamahã/Sesau PCR

Ao longo do mês de julho, a Prefeitura do Recife dará continuidade à ação de prevenção do câncer de mama. Serão oferecidas 2.200 vagas para mamografias gratuitas em 29 locais espalhados pelos oito Distritos Sanitários da cidade.  A programação completa pode ser conferida neste link: https://bit.ly/MamografoJulho2023. 

Os exames serão feitos por demanda espontânea, das 8h às 12h e das 13h às 17h, sem necessidade de agendamento, e são voltados para mulheres entre 50 e 69 anos.

Em cada local, serão oferecidas 80 vagas (40 pela manhã e outras 40 à tarde), exceto nas ações realizadas no Detran, no dia 1º de julho, das 8h às 12h; no Habitacional Henock Coutinho, no dia 15 de julho, das 8h às 12h; e no Viva Recife Nos Bairros, no dia 23 de julho, das 13h às 17h - quando serão disponibilizadas 40 vagas. 

No dia do exame, é necessário levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), CPF e comprovante de residência. No espaço onde é realizado o procedimento, continua sendo obrigatório o uso de máscara e o respeito ao distanciamento físico, seguindo os protocolos sanitários vigentes. 

O resultado da mamografia sai em até 30 dias, na própria unidade em que o caminhão permaneceu ou na mais próxima do ponto da ação. Quem está fora da faixa etária dos 50 aos 69 anos, que é preconizada pelo Ministério da Saúde, e precisa fazer o procedimento, deve procurar a unidade de saúde de referência e solicitar um encaminhamento. 

A mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama. Conforme preconizado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), é recomendado que mulheres de 50 a 69 façam o procedimento a cada dois anos. 

Mais de Acervo