Acervo

Criminoso preso era responsável por gerenciar tráfico de drogas da facção em nível internacional/Foto: Divulgação
Foi preso nesta segunda-feira (11), na Praia de Carneiros, no Litoral Sul de Pernambuco, Odair Lopes Mazzi Junior, o Dezinho, de 42 anos, um dos líderes da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). A prisão foi feita pela Polícia Civil de Pernambuco, em parceria com o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Na organização criminosa há 20 anos, Odair é responsável por gerenciar a maior parte do tráfico de drogas do exterior para o Brasil.
Foragido desde 2020, após ser denunciado na operação Sharks do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do MPSP, ele também estava envolvido no controle de movimentação financeira e da lavagem de dinheiro da facção. O criminoso teria sido responsável pelo transporte de mais de 15 toneladas de cocaína em um único ano.
A Polícia Civil, por meio da sua Diretoria de Inteligência - Dintel, monitorou as atividades do alvo a partir de informações compartilhadas pelo MPSP, que investiga e monitora o criminoso desde 2012, efetivando a prisão em um resort de luxo no litoral pernambucano. Para isso, foi fundamental rastrear os movimentos de sua mulher, que fez visitas a vários resorts do Litoral Sul de Pernambuco.
Com o criminoso, foram apreendidos documentos de identificação falsos, cartões de crédito e celulares.
A organização criminosa a qual integrava o foragido é a maior do país, presente em todos os estados e com forte atuação internacional. Criada em 1993 em presídio de São Paulo, o PCC representa uma das maiores ameaças ao país, segundo a polícia.