Acervo

/Foto: Divulgação
Fundado em 2004, o abrigo de Seu Alberto já atendeu cerca sete mil animais. O lar de acolhimento ampara, atualmente, 110 pets, cães e gatos. Entre os cuidados diários, estão alimentação, medicação para os que estão em tratamento, banho e a higienização do local. O maior desafio da instituição é a manutenção da ração aos abrigados. No momento da reportagem, o abrigo estava com a estocagem vazia.
O local tem uma equipe de cinco funcionários e dez voluntários. Para a voluntária Talita Silva, o trabalho desempenhado pela entidade é de muita importância, pois oferece uma segunda chance aos animais em situação de vulnerabilidade, buscando, inclusive, encontrar um lar para eles. “A gente também desempenha a conscientização para sociedade sobre a importância da proteção e do bem-estar animal. E para a gente isso significa dar voz para quem não tem voz, falar que toda vida importa. Então, estamos aqui por eles, para eles e vamos lutar por eles sempre”, contou Talita.
“O nosso estoque de ração está zerado e estamos desesperados, porque precisamos muito disso para alimentar todos eles. A gente gasta em torno de 25 quilos por dia”, afirmou. As doações para o abrigo seguem reduzidas consideravelmente, mesmo após o fim do pior momento da pandemia de Covid-19. “A gente sabe que viemos de tempos difíceis, viemos de uma pandemia, um momento em
que muitas pessoas perderam os empregos e ainda estão se recuperando desse período trágico. Então, as doações caíram muito, a gente entende, mas é muito difícil conseguir manter esses animais”, argumentou a voluntária.
O lar de amparo para os animais fica em Jaboatão dos Guararapes e conta com várias opções para as pessoas que desejam ajudar no trabalho realizado. Uma delas é através da doação de ração, medicamento, mantas, panos, itens para auxiliar na limpeza do ambiente (como vassoura, rodo), que pode ser feito através de um contato telefônico pelo número (81) 99990-3645. Alternativas são a partir do voluntariado ou pela adoção responsável dos pets, também através do celular acima.
A doação financeira é realizada pela agência: 0867, operação: 1288, conta poupança: 866641722-4, banco: Caixa Econômica ou pelo Pix, cuja chave é (81) 982001247. Quem quiser conhecer o cotidiano do abrigo, pode visitar o perfil @abrigodeseualberto, na rede social Instagram.
Se você participa de uma Organização não Governamental (ONG) ou conhece projeto social e deseja que a história dessa ação seja contada no DP%2bSocial, pode sugerir, através de nosso e-mail, o [email protected].