Acervo
/DIVULGAÇÃO
Há 31 anos, um grupo de moradores da Avenida Doutor Eurico Chaves, no bairro de Casa Amarela, se juntou para brincar o São João. De uma festa familiar surgiu o Arraial Deixa Falar, que foi crescendo e hoje faz parte do calendário de eventos da cidade. Por mais um ano, a festa está confirmada e acontecerá entre os dias (22) e (25) de junho, com uma infraestrutura completa.
Para os dias de evento, o local vai receber barracas de comidas típicas de moradores da comunidade, uma cidade cenográfica, idealizada pelo artista plástico local Almir Gomes, palco e um grande palhoção coberto. Na decoração, os populares e amigos mais uma vez entram em cena, e, em muitas mãos, cuidam da confecção das bandeiras, dos detalhes e objetos juninos, e até da fogueira figurativa.
Na área musical, o Arraial Deixa Falar também promete muita animação. Várias atrações já estão programadas para os dias de festa, entre elas: Eduardo Moreno, Trio Serra Xodó Maior, Farra das Poderosas, Trio Tareco e Mariola, além das quadrilhas Raio de Sol, Junina Evolução, Dona Matuta, Junina Zabumba e Junina Mirim Matutinho Dançante. A expectativa da organização é receber cerca de 10 mil pessoas durante os quatro dias.
De acordo com o coordenador e fundador do evento, José Muniz de Moura, a festa se consagra como uma das maiores da Zona Norte do Recife por reunir pessoas de várias comunidades. Esse evento conta com a união e ajuda da comunidade e de parceiros. Nossa ideia é possibilitar que pessoas possam brincar perto de casa, com conforto, segurança e muita animação, mantendo viva essa nossa tradição do nosso bairro, ressalta. José
São esperados para o evento moradores do Alto Santa Isabel, Mandú e Burití, Sítio Grande, Nova Descoberta, Vasco da Gama, Monteiro, Macaxeira, Morro da Conceição e adjacências. O Arraiá Deixa Falar conta com o apoio da Prefeitura do Recife e da Fundarpe.
Tradição
Já conhecido e esperado pela comunidade, o Arraial Deixa Falar tem uma longa história na região. Além das realizações na Avenida Doutor Eurico Chaves, no período da pandemia, o evento aconteceu em formato itinerante com um grande desfile pelas ruas do bairro. Uma verdadeira festa sobre rodas foi montada com foco em manter a evidência das nossas tradições nordestina.
Programação:
22/06 - Farra das Poderosas às 20h
23/06 - Trio Pé de Serra Xodó Maior às 19h
Quadrilha Junina Mirim Matutinho Dançantes às 21h
Quadrilha Junina Zabumba - 21h30
Quadrilha Raio de Sol às 22h
24/06
Trio Tareco e Mariola às 19h
Quadrilha Dona Matuta às 21h
Quadrilha Junina Tradição às 21h30
Eduardo Moreno às 22h
Serviço:
Arraial Deixa Falar 31 anos
Acesso gratuito
Quando: (22) (23), (24) e (25) de junho
Onde: Avenida Doutor Eurico Chaves, Casa Amarela.
Horário: A partir das 20h