Diario de Pernambuco
Busca

MEIO AMBIENTE

Seminário discute incidentes com tubarões e espécies bioinvasoras

Publicado em: 07/06/2023 11:23

O seminário ocorre durante programação da Semana estadual de Meio Ambiente (Reprodução/Semas-PE)
O seminário ocorre durante programação da Semana estadual de Meio Ambiente (Reprodução/Semas-PE)
O Parque Estadual Dois Irmãos vai promover um seminário nesta quinta-feira (8), sobre os incidentes envolvendo tubarões na costa do Recife e Região Metropolitana (RMR). Na ocasião, serão apresentadas algumas curiosidades sobre as espécies bioinvasoras que chegaram recentemente no litoral do estado: o coral-sol e o peixe-leão. O evento é aberto ao público, sendo necessário inscrição prévia, a ser feita de forma gratuita, na hora, no auditório do Parque, a partir das 9h. 

O evento vai abordar os principais pontos relacionados à aparição dos tubarões na costa da RMR, mostrar os fatores que os fazem ser vistos com certa frequência no litoral e orientar os participantes sobre as ações a serem tomadas caso venham a se deparar com animais desse porte. 

Além dos incidentes com tubarões, o encontro também abordará as espécies bioinvasoras encontradas na costa do estado, como o peixe-leão e o coral-sol, que causam desequilíbrios ambientais nos ecossistemas em que passam a habitar.

O seminário faz parte do trabalho de educação ambiental promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha de Pernambuco (Semas-PE). Os palestrantes dessa temática serão Gislaine Lima, da Prefeitura do Recife, e Múcio Banja, da Universidade de Pernambuco (UPE). Eles falarão sobre os impactos desses animais no meio ambiente e o que se pode fazer para frear o avanço deles no ecossistema marinho.

O seminário vai contar com os palestrantes José Carlos Marinho e Paulo Oliveira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e integrantes do projeto ‘Megamar’, e Simone Teixeira, da Universidade de Pernambuco (UPE) e do projeto ‘Prosa na Praia’. 

O evento é aberto a todo o público, com as inscrições sendo realizadas na entrada do auditório no dia do seminário, com capacidade sujeita à lotação do auditório (120 pessoas). Para mais detalhes através do link: 
https://semas.pe.gov.br/na-programacao-da-semana-de-meio-ambiente-seminario-discute-incidentes-com-tubaroes-e-especies-bioinvasoras/

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL