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Permanência de pacientes na emergência do Hospital Pelópidas Silveira é reduzido

Publicado em: 08/06/2023 09:34

Indicador apontou diminuição de 62% no tempo de espera entre a decisão médica de internação ou a alta hospitalar (Foto: Divulgação)
Indicador apontou diminuição de 62% no tempo de espera entre a decisão médica de internação ou a alta hospitalar (Foto: Divulgação)
O  Hospital Pelópidas Silveira (HPS), no Recife, finalizou, nesta quarta-feira (07), a etapa presencial do Projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Proadi-SUS, do Ministério da Saúde (MS), que está sendo desenvolvida em parceria com o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Voltado para a assistência médica nas áreas de neurologia clínica, neurocirurgia e cardiologia, o HPS alcançou indicadores satisfatórios, garantindo uma série de otimizações no serviço estadual de alta complexidade. 

Durante os seis meses de implementação do programa, com a execução de novos métodos e ferramentas, a unidade reduziu o tempo de passagem dos pacientes que dão entrada no serviço de emergência e precisaram ser internados na unidade, registrando uma redução de 48% nesse tempo médio, apontando, uma maior rotatividade no giro de leitos. O tempo de espera na clínica também foi reduzido, agilizando a assistência ao paciente. O Boarding, ou seja, o tempo entre a decisão médica de internar o paciente e a chegada na enfermaria, na UTI ou até a alta, registrou uma queda de 62%. 

Do mesmo modo, foi registrada queda no tempo médio de permanência do paciente internado, mensurado em dias, atingindo uma diminuição de 24%. O indicador representa a agilidade na gestão de altas das especialidades médicas do Hospital, impactando diretamente na liberação de leitos para disponibilização aos pacientes que aguardam no serviço de urgência. O fator de utilização do leito hospitalar, que considera o tempo médio de permanência do paciente internado, a quantidade média de internações diárias e o número de leitos operacionais do Hospital, também apresentou redução de 22%.

"Sem dúvida, o Lean qualificou ainda mais o serviço que prestamos no hospital. Com a implantação e implementação de processos de melhorias, das ferramentas e metodologias otimizamos as nossas unidades de internação, os nossos tempos e os processos internos, culminando com a redução da superlotação da emergência", afirmou a diretora geral do HPS, Adelaide Caldas. 

No HPS, o projeto terá duração total de um ano. Esta primeira etapa de implementação do programa contou com dez encontros presenciais, ocorridos entre janeiro e junho deste ano. Os próximos seis meses serão de acompanhamento online.

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