SÃO JOÃO

Detran-PE atua nos principais polos juninos

Publicado em: 19/06/2023 14:55

 (Foto: Divulgação )
Foto: Divulgação
O fim de semana foi marcado por ações educativas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), nos principais polos dos festejos juninos pernambucanos. Na sexta, a atuação foi nos bares instalados no Sítio da Trindade, Zona Norte do Recife. No sábado, a programação chegou à cidade de Gravatá, e no domingo, foi a vez de Caruaru, ambos no Agreste. A abordagem ao público incluiu dicas de segurança, uso dos óculos simulador de embriaguez e atividades lúdicas com a criançada. Já o Detran Itinerante integrou as ações com prestação de serviços e esclarecimento de dúvidas à população.

No Sítio da Trindade, técnicos da Educação de Trânsito usaram óculos que simulam embriaguez nos frequentadores dos bares. A peça reproduz os efeitos da ingestão de álcool, como visão distorcida, desequilíbrio e dificuldades na percepção de lateralidade e profundidade. A atividade alerta para os perigos de misturar álcool e direção. A equipe também ofereceu a medalha “Amigo da Vez”, com aqueles que não estavam tomando bebidas alcoólicas e ficaram responsáveis pela condução dos colegas de volta para casa. Com a participação da Turma do Fom-Fom, também houve distribuição de material informativo no pavilhão de shows.

Em Gravatá, além da Turma do Fom-Fom, a atividade contou com integrantes da Operação Lei Seca, parceira nas ações de conscientização para evitar álcool e direção. Na cidade, o uso dos óculos que simulam embriaguez despertou a atenção dos transeuntes. Nilson Oliveira, morador da cidade, fez uso da peça. “Achei a ação importante, nos dá a noção do perigo”, falou. O equipamento foi utilizado por adultos e crianças, para mostrar a necessidade de nunca beber e dirigir. Toda a programação foi realizada no principal polo de festas do município, na Avenida Joaquim Didier, Centro.

Ainda no local, o Detran Itinerante, veículo equipado para serviços externos, estava realizando atendimentos como, consulta de pontuação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), acompanhamento de protocolos, além de esclarecer dúvidas. Natanael Bezerra, que mora em Gravatá, teve uma motocicleta roubada há algum tempo. O veículo foi recuperado logo, mas não foi retirada a comunicação de roubo. Recebeu a orientação de que, nesse caso, precisa antes procurar a delegacia para solucionar a restrição. “Ótimo serviço, consegui tirar todas as dúvidas e agora vai ficar mais fácil resolver a questão”, disse o usuário.

E no domingo, a criançada foi alvo do programa do Detran-PE na Capital do Forró, Caruaru. As atividades ocorreram no Polo Infantil, reunindo técnicos da Educação de Trânsito e Turma do Fom-Fom. Com atividades lúdicas, a garotada recebeu instruções para uso do cinto de segurança, nunca usar celular ao dirigir, sempre respeitar a sinalização, além de evitar álcool e direção. Com o aprendizado, a garotada atua como multiplicador com familiares e pais, alguns presentes no local, atentos para as lições de segurança nas estradas.

Para o diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, intensificar as iniciativas educacionais é a melhor forma de promover um trânsito seguro para todos, com mais conscientização e atenção nas estradas. Para o diretor, é fundamental que as novas gerações saibam respeitar a legislação e o espaço de todos nas vias públicas. As atividades do Detran-PE no período junino prosseguem até o final do mês, em todas as regiões do estado, com novas operações em Arcoverde, Carpina e Jaboatão dos Guararapes.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL