CULTURA

Espetáculo divulga ritmos tradicionais de Pernambuco para escolas na RMR

Publicado em: 27/06/2023 12:18 | Atualizado em: 27/06/2023 13:19

Atividades culturais acontecem durante o mês de junho, com encerramento com uma palestra na Casa Zero, Recife Antigo, nesta sexta-feira (1º)
 (Divulgação)
Atividades culturais acontecem durante o mês de junho, com encerramento com uma palestra na Casa Zero, Recife Antigo, nesta sexta-feira (1º) (Divulgação)
Em virtude das comemorações juninas, o espetáculo "De Onde Vem o Baião" incentiva as manifestações da cultura tradicional de Pernambuco para os públicos mais jovens das escolas municipais da Região Metropolitana de Recife e no Agreste. O projeto, realizado pela BASF em parceria com o músico Derico Alves, ocorreu ao longo do mês de junho, levando cultura de pertencimento e valorização da história pernambucana através de peça musical infantil. Nesta próxima quinta-feira (29), ocorre as últimas apresentações na Escola Dom Helder Câmara, em Caixa D’água, em Olinda.
 
"Ter um conhecimento amplo da cultura da sua terra, da sua música, que é muito rica, ajuda também aos mais jovens até a formar um caráter maior para a vida", acredita Derico Alves, idealizador do projeto. 
 
De Onde Vem o Baião é uma peça musical infantil que fala sobre as origens e grandezas do ritmo imortalizado por nomes como Luiz Gonzaga. Ambientada no Sertão, a história é contada por meio de pássaros presentes e citados nas muitas canções do imaginário nordestino, como Sabiá, Asa Branca e Carcará. 
 
A história acompanha a saga de Biá (Sabiá), à procura de seu amigo Baião (Curió), personagem responsável pelas festas no sertão. O enredo traz novas canções autorais e clássicos do cancioneiro nordestino. Além do baião, forrós, xotes e cocos compõem este grande mosaico musical. O espetáculo teve apresentações em escolas dos municípios de Bezerros, Recife, Jaboatão de Guararapes e Olinda. 

Para Ivânia Palmeira, consultora de Sustentabilidade e Engajamento Social da BASF,
Essas ações como essa permitem conectar a estratégia da empresa com as necessidades das comunidades.

“Promover impacto positivo na sociedade faz parte da estratégia de sustentabilidade. Temos identificado oportunidades de conectar vários segmentos da sociedade, tendo como foco contribuir para a educação científica e ambiental, proteção de recursos naturais e da biodiversidade e empregabilidade. Este projeto permite que as crianças se conectem com suas origens e cultura”, explica.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL