Diario de Pernambuco
Busca

DIGITAL

Projeto PeBa instala primeiro ponto de inclusão digital quilombola em Triunfo

Publicado em: 05/05/2023 11:36

Iniciativa irá beneficiar 300 moradores residentes da comunidade (Sérgio Figueiredo)
Iniciativa irá beneficiar 300 moradores residentes da comunidade (Sérgio Figueiredo)
No próximo sábado (6), às 11h, no Quilombo das Águas Claras, em Triunfo, será inaugurado o 1º Ponto de Inclusão Digital Quilombola Anisio Preto, numa  homenagem ao morador mais velho da comunidade, hoje com 98 anos, que foi o responsável pela articulação junto ao poder público para a oficialização do quilombo. 
A iniciativa irá beneficiar 300 moradores da comunidade que não tem acesso à internet. A ação é fruto de uma cooperação entre o Projeto PeBa e a Associação de Agricultores e Agricultoras do Sítio das Águas Claras que identificou a carência da comunidade no acesso aos meios digitais para desenvolver e viabilizar os projetos culturais produzidos naquela localidade. 

O PeBa é um projeto fotográfico com viés cultural e educativo - idealizado pelo casal pernambucano, o fotógrafo Sérgio Figueirêdo, sócio na Grão Fotos, e a arte educadora e pedagoga, Williany Amaral - que faz uma referência aos estados de Pernambuco e Bahia promovendo a conexão entre artistas dos dois estados e teve a sua primeira edição realizada em novembro do ano passado. 

Foi a partir da expedição realizada pelo casal de profissionais na região quilombola que foi identificada a necessidade da inclusão digital dos moradores. "Uma das vertentes do PeBa é contribuir para o desenvolvimento e empoderamento das comunidades afrodescendentes. No caso de Águas Claras, alguns representantes da comunidade já haviam participado de um curso de elaboração de projetos promovido pela Fundarpe e precisavam de um apoio para escrever e viabilizar a inclusão dos  projetos culturais nos editais de fomento", enfatiza Figueiredo.  
Nesse primeiro momento, o Projeto irá instalar 10 computadores usados que foram doados pela CMTECH, empresa pernambucana que compõe o parque tecnológico do Porto Digital. Para complementar a ação, o PeBa está promovendo uma rifa solidária de um quadro fotográfico com impressão em fineart assinado pelo idealizador Sérgio Figueiredo, cujo sorteio será realizado no dia 8 de maio, às 20hs, com transmissão ao vivo pelo instagram @projetopeba. A venda dos bilhetes irá garantir a compra de teclados, mouses e cobrir demais despesas relativas a instalação dos equipamentos. Os interessados em adquirir a rifa no valor de R$ 25,00 podem efetuar o pix cuja chave é pebacultura@gmail.com
Para marcar a instalação do 1º Ponto de Inclusão Digital, o PeBa irá promover a mostra fotográfica com trabalhos de mais de 20 profissionais que retratam a beleza da herança africana presente nos dois Estados. Além disso, haverá apresentações culturais de grupos de coco, maculelê, da orquestra sinfônica do maestro Izaias Lima, dos caretas de Triunfo e forró pé-de-serra. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Triunfo.
O Projeto PEBA consiste em realizar uma exposição fotográfica coletiva com o objetivo de fomentar o debate sobre a influência cultural afrodescendente em Pernambuco e na Bahia, bem como a importância da luta no combate ao racismo. A primeira edição foi realizada no mês de novembro, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, com trabalhos ligados as vertentes da fotografia e literatura, mas, a ideia é ampliar esse alcance para outras linguagens como audiovisual, música, teatro e dança. 
A expedição do Projeto durou cerca de um mês e percorreu 3.300 quilômetros passando por comunidades remanescentes de quilombos, assentamentos, feiras livres e praças de pequenos municípios, e chegando até a cidade de Salvador, na Bahia. Nos locais visitados, além da exposição de fotos, foram realizadas oficinas de contação de histórias e de confecção de bonecas Abayomi, ministradas pela arte-educadora Williany Amaral, que também é  idealizadora do PeBa. 


SERVIÇO:
Instalação do 1º Ponto de Inclusão Digital do Projeto PeBa no quilombo de Triunfo
Exposição Fotográfica do PeBa e apresentações culturais de grupos de coco, maculelê, da orquestra sinfônica do maestro Izaias Lima, dos caretas de Triunfo e forró pé-de-serra. 
Dia: 6 de maio (Sábado)
Horário: 11h
Local: Quilombo das Aguas Claras, na cidade de Triunfo - PE. 
Entrada livre

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL