Diario de Pernambuco
Busca

INTERCÂMBIO

''Canadá RoadShow'' auxilia público interessado em estudar, morar e trabalhar no país

Publicado em: 31/03/2023 17:24 | Atualizado em: 31/03/2023 17:42

4ª edição da feira de estudo e imigração acontece neste sábado (1º de abril), no Centro de Eventos da Faculdade Pernambucana de Saúde
 (Foto: Divulgação )
4ª edição da feira de estudo e imigração acontece neste sábado (1º de abril), no Centro de Eventos da Faculdade Pernambucana de Saúde (Foto: Divulgação )
Representantes de mais de 40 instituições de ensino canadense de províncias como Alberta, British Columbia, New Brunswick, Ontario, Quebec, Manitoba e Saskatchewan, além de consultores de visto e imigração e empresas canadenses, como a Air Canadá, estarão reunidas no Recife, neste sábado (1º), quando acontecerá a 4ª edição do Canadá RoadShow, o mais completo evento sobre estudo, trabalho e imigração para o Canadá. O evento será realizado das 14h às 19h, no Centro de Eventos da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), na Imbiribeira, Zona Sul da cidade. Eles levarão informações de qualidade, além de tirar dúvidas a todos os interessados em sair do Brasil para estudar, trabalhar e morar no Canadá. A inscrição para ter acesso ao evento custa R$ 20 e pode ser feita através do site www.canadaroadshow.com.br.

A capital pernambucana é a terceira cidade brasileira a receber o evento, que passará por São Paulo e Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de março, respectivamente. Depois do Recife, o encontro será realizado em Fortaleza, no dia 02 de abril. A feira de estudo e imigração é promovida pela Hi Bonjour, agência brasileira e canadense especializada em programas de intercâmbio e higher education no Canadá. Em 2023, a empresa completa 10 anos de trajetória e já ajudou mais de 5 mil brasileiros a realizarem o sonho de estudar, trabalhar e morar naquele país.

Para Camilla Lopes, umas das sócias-fundadoras da Hi Bonjour, o Canadá RoadShow é uma ótima porta de entrada para quem sonha em morar no país. “Nós explicamos os motivos porque o Canadá é um país aberto para receber estudantes, trabalhadores e imigrantes brasileiros e os caminhos que o estudante pode seguir. Atualmente, cerca de 130 mil novas vagas de trabalho são criadas por mês em todo o Canadá e 80% destas vagas são ocupadas por estudantes e trabalhadores internacionais, que contribuem ativamente com o crescimento econômico do país. Além disso, até 2025, o país espera receber cerca de 1,5 milhão de novos imigrantes”, detalha Camilla.

Em três edições, o Canadá RoadShow já reuniu mais de 4 mil pessoas e agora, parceiros estratégicos, se integram ao evento com o intuito de incentivar a escolha do destino: a Air Canada, a maior linha aérea do Canadá, é uma das parceiras do evento, juntamente com consultores de vistos e imigração regulamentados pelo RCIC (Regulated Canadian Immigration Consultants), a Sidekick, Cartão de Crédito Pré-pago - Mastercard e Cibelly Zedan, consultora de carreiras que trará muitas dicas sobre a inserção no mercado de trabalho canadense.

A programação do evento traz as palestras: “Escolha o Canadá, escolha a Hi Bonjour”, “Estudar no Canadá: tudo o que você precisa saber antes de iniciar o seu #PlanoCanadá”, “Trabalhar no Canadá: mercado de trabalho, oportunidades e profissões em alta”, “Imigrar para o Canadá: motivos e caminhos para conquistar a imigração” e “Vida Real no Canadá, por quem vive a experiência”. A palestra Vida Real no Canadá será apresentada por quatro brasileiras que hoje são residentes permanentes ou têm a cidadania canadense. São elas:

NOVOS ESTUDANTES 

Novos dados do Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) mostram que o Canadá recebeu um recorde de 551.405 estudantes internacionais de 184 países em 2022. Além disso, em 31 de dezembro de 2022, havia 807.750 estudantes internacionais com permissões de estudo válidas, outro número recorde. O número de autorizações de estudo emitidas aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Em 2021, um total de 444.260 novas autorizações de estudo entraram em vigor, um aumento em relação aos 400.600 em 2019 (com 2020 registrando uma queda devido à pandemia de Covid-19). Isso significa que 107.145 permissões de estudo a mais entraram em vigor em 2022 em comparação com 2021.

Como resultado, o número de estudantes no Canadá também aumentou visivelmente. Em 2019, havia 637.860 estudantes internacionais no Canadá. Esse número diminuiu em 2020, devido às pressões da pandemia - recuperando-se em 2021 para um total de 617.315 estudantes internacionais no país. Com um relativo retorno à normalidade no ano passado, o Canadá agora tem quase 170.000 estudantes internacionais a mais no final de 2022 do que em 2019.

O Brasil está entre os 10 principais países de origem de novos estudantes internacionais entrando no Canadá. Em 2022 foram 10.405 mil estudantes brasileiros. De acordo com dados do governo canadense, 11.420 brasileiros receberam a residência permanente no Canadá em 2021. Desse total, 43,5% imigraram para o país pela categoria Canadian Experience, um dos três programas do governo federal que fazem parte do Express Entry, sistema online do governo para a candidatura de profissionais que confere uma pontuação para cada característica de quem pretende imigrar (idade e família no Canadá, por exemplo).

A AGÊNCIA 

A Hi Bonjour é uma agência brasileira e canadense especializada em programas de intercâmbio e higher education no Canadá desde 2013. Com representantes em São Paulo, Bogotá (Colômbia), Montreal, Toronto, Vancouver, London e Calgary, é a única agência com suporte a brasileiros, presente de leste a oeste do Canadá.


COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL