Diario de Pernambuco
Busca

SAÚDE

Ações para marcar Dia Mundial da Saúde Bucal são realizadas no Recife

Publicado em: 17/03/2023 15:15 | Atualizado em: 17/03/2023 16:10

De 20 a 29 de março, das 8h às 12h, as ações vão percorrer os oito Distritos Sanitários da cidade, levando escovação supervisionada, orientação de higiene bucal e aplicação de flúor, além da distribuição de kits com escova e pasta de dentes (Divulgação/ALESSANDRO POTTER/PCR)
De 20 a 29 de março, das 8h às 12h, as ações vão percorrer os oito Distritos Sanitários da cidade, levando escovação supervisionada, orientação de higiene bucal e aplicação de flúor, além da distribuição de kits com escova e pasta de dentes (Divulgação/ALESSANDRO POTTER/PCR)
Ressaltar a importância da higiene oral e a prevenção de problemas dentários: essa é a proposta do Dia Mundial da Saúde Bucal, celebrado em 20 de março, próxima segunda-feira. E para marcar a data, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, em parceria com a Uninassau Recife, vai promover uma ação de saúde bucal. De 20 a 24 e de 27 a 29 de março, das 8h às 12h, as ações vão percorrer os oito Distritos Sanitários da cidade, levando escovação supervisionada, orientação de higiene bucal e aplicação de flúor, além da distribuição de kits com escova e pasta de dentes. A programação completa pode ser conferida logo abaixo.

Ao todo, 72 trabalhadores - entre cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal da Sesau e preceptores e estudantes do curso de Odontologia da Uninassau - conduzirão as atividades. Em cada um dos dias de atividades, será montado um escovódromo, com pias e espelhos, para orientar os usuários sobre como conduzir a escovação dos dentes de forma correta, além de ser feita aplicação tópica de flúor em que estiver participando das ações. Também serão distribuídos cerca de quatro mil kits de saúde bucal, com escova e pasta de dentes. 

Essas ações estão alinhadas ao novo Protocolo Integrado de Atenção em Saúde Bucal da Rede Municipal de Saúde, lançado em outubro do ano passado. “Atividades de cuidados preventivos e promoção à saúde bucal são fundamentais para que a população adquira o hábito de cuidar dos dentes e da boca, que pode ser porta de entrada para muitas doenças. Esses agravos podem levar a complicações mais graves, como perda de dentes, infecções e problemas de fala e mastigação. Por isso, a prevenção é fundamental”, destaca o coordenador de Saúde Bucal do Recife, Anderson Matos.

“As pessoas devem aprender sobre o cuidado com a saúde bucal desde cedo. As orientações vão ser de grande ajuda para quem tem dúvidas ou sofre com algum problema, como cárie, inflamação na gengiva ou tártaro. Também esperamos entregar uma grande quantidade de produtos de higiene bucal para quem comparecer na ação”, afirmou a reitora da Uninassau Recife, Nilzete Santiago.

Para manter dentes e boca saudáveis, é necessário seguir algumas recomendações básicas: como escovar os dentes, pelo menos, três vezes ao dia, utilizar o fio dental diariamente, fazer uma alimentação saudável e visitar regularmente o dentista para fazer uma limpeza profissional e verificar a saúde dos dentes e gengivas.

“A saúde bucal está diretamente ligada à qualidade de vida das pessoas, pois problemas como cáries, gengivite e periodontite podem afetar a alimentação, a fala e até mesmo a autoestima. Além disso, estudos mostram que a saúde bucal pode estar relacionada a problemas cardíacos, respiratórios e até mesmo a complicações na gestação”, reforçou Anderson Matos.

Atualmente, a cidade também tem oito Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) que ofertam atendimentos especializados em endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, atendimento a pacientes com necessidades especiais, prótese dentária, odontopediatria, entre outros. Os CEO funcionam nas Policlínicas Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; Salomão Kelner, em Água Fria; Albert Sabin, na Tamarineira; Lessa de Andrade, na Madalena; Agamenon Magalhães, em Afogados; Pina, no bairro de mesmo nome; Clementino Fraga, no Vasco da Gama; e no Centro de Saúde Romildo Gomes, na Imbiribeira.

Além disso, a capital pernambucana conta com três unidades de saúde que funcionam como Serviços Odontológicos de Urgência (SOU) nas Policlínicas Amaury Coutinho, na Campina do Barreto; Agamenon Magalhães, em Afogados; e Arnaldo Marques, no Ibura. Esses serviços funcionam todos os dias da semana, 24 horas, acolhendo os usuários em atendimentos de demanda espontânea de forma imediata e ininterrupta.


PROGRAMAÇÃO


20 de março, das 8h às 12h

Polo Academia da Cidade 13 de Maio - Parque Treze de Maio | Rua João Líra, S/N, Santo Amaro


21 de março, das 8h às 12h

Polo Academia da Cidade Praça do Hipódromo - Rua Gaspar Regueira, S/N, Hipódromo - Praça do Hipódromo


22 de março, das 8h às 12h

Polo Academia da Cidade Parque da Jaqueira - Parque da Jaqueira | Rua do Futuro, S/N, Graças


23 de março, das 8h às 12h

Polo Academia da Cidade Praça da Várzea - Praça Pinto Damaso | Av. Afonso Olindense, S/N, Várzea


24 de março, das 8h às 12h 

Polo Academia da Cidade Jardim São Paulo - Praça de Jardim São Paulo


27 de março, das 8h às 12h

Polo Academia da Cidade Boa Viagem - Av. Boa Viagem, S/N, Boa Viagem (2° Jardim de Boa Viagem)


28 de março, das 8h às 12h

Polo Academia da Cidade Praça do Jordão - Av. Alberto Lundgren, S/N, Jordão Baixo


29 de março, das 8h às 12h

Polo Academia da Cidade Morro da Conceição - Rua Morro da Conceição, S/N, Morro da Conceição

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL