Diario de Pernambuco
Busca

CARNAVAL

Prefeitura do Recife anuncia programação do Marco Zero nos dias de carnaval

Publicado em: 30/01/2023 10:38

#VolteiRecife com todos os Carnavais será o tema da festa, que terá 2,8 mil apresentações distribuídas em 44 polos por toda a cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)
#VolteiRecife com todos os Carnavais será o tema da festa, que terá 2,8 mil apresentações distribuídas em 44 polos por toda a cidade (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)
Após um hiato de dois anos de saudades em que a maior manifestação cultural recifense esteve suspensa devido à pandemia de covid-19, o Carnaval do Recife 2023 retorna em grande estilo. Com a temática #VolteiRecife com todos os Carnavais, o ciclo momesco se estenderá até Quarta de Cinzas por praças, ruas e avenidas da cidade, e promete preencher os corações saudosos com a profusão de cores, sentidos e alegrias dos brinquedos populares, em mais de 2,8 mil apresentações e shows que embalarão 44 polos de animação. Mantendo as tradições, Recife se destaca no ciclo carnavalesco pela democratização cultural promovida em toda a cidade, onde foliões, brincantes e turistas se confraternizam ao som do centenário frevo e suas outras diversas manifestações. No total, 6.600 colaboradores da Prefeitura do Recife são mobilizados para a realização do maior evento do calendário festivo da cidade

De olho num Carnaval com um pé na tradição e outro na diversidade, onde coexistem democraticamente todas as sonoridades, o Marco Zero será palco de mais de 20 shows de nomes que honram e que representam o melhor da cultura carnavalesca local, bem como baluartes de envergadura nacional para quem está com ouvidos atentos e abertos a todas as possibilidades e riquezas que a música brasileira pode oferecer. Sendo assim, a cultura popular ganha destaque nas noites de sexta a terça de Carnaval com a presença de blocos de abertura denominados “Recife Matriz da Cultura Popular”, quando sobem ao palco agremiações vencedoras do Carnaval 2020 e ainda os já tradicionais encontros de Maracatus de Baque Solto no domingo (19) e o Encontro de Blocos Líricos na segunda (20).

O frevo - considerado patrimônio cultural da humanidade pelo IPHAN desde 2012 - se fará presente no palco do Marco Zero através de nomes como um dos homenageados, Geraldo Azevedo, além de Maestro Forró, Spok, Almir Rouche, André Rio, Maestro Duda, Elba Ramalho, Alceu Valença e o apoteótico Orquestrão, que reúne centenas de músicos para se despedir da folia, na manhã da Quarta-feira ingrata.

Sonoridades diversas e nomes de peso subirão também ao palco Marco Zero como Pablo Vittar, Sorriso Maroto e João Gomes, que brindarão ao público com shows completos viabilizados por patrocinadores, proporcionando uma programação ainda mais robusta ao coração da folia. Outras atrações nacionais que também desfilarão pelo maior palco da cidade serão Fundo de Quintal, Nando Reis, Duda Beat, Maria Rita, Emicida, Fafá de Belém e Melim.

Os tributos a movimentos únicos e que representam a alma do coração recifense ficarão por conta de três espetáculos. No sábado (18), Maestro Duda sobe ao palco para celebrar seus 80 anos e décadas de bons serviços prestados ao frevo de rua como regente, compositor, arranjador e instrumentista. Ainda no sábado, a noite será encerrada pelo show Recife, Capital do Brega, que promete incendiar o Marco Zero com o encontro de diversos e diversas representantes do ritmo, considerado patrimônio imaterial do Recife desde 2021. Na segunda, o espetáculo Frevo de Bloco, o Grande Encontro, reunirá Coral Edgar Moraes, O Bonde, Getúlio Cavalcanti e Dalva Torres.

Para além da Ilha do Recife, a festa descentralizada trará atrações como Gilsons, Nação Zumbi, Cordel do Fogo Encantado, Antônio Nóbrega, Marcelo Falcão, Gaby Amarantos, Marina Sena, Mombojó, Ave Sangria, Devotos, Michele Melo, Barão Vermelho e muito mais. Para garantir a festa com segurança sanitária, a Prefeitura do Recife lembra que a população deve procurar atualizar seus cartões de vacinação de covid. Com o objetivo de melhorar as coberturas de todos os imunizantes ofertados no município e incentivar a população a atualizar as cadernetas de vacina, a Secretaria de Saúde do Recife vai intensificar os mutirões de imunização.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO MARCO ZERO

Data

Marco Zero

16 (quinta-feira)

Ubuntu (cortejo formado por 24 afoxés com cerimônia de lavagem do Boulevard da Rio Branco) e Tumaraca - Encontro das Nações (com 700 batuqueiros de 13 Maracatus de Baque Virado)

17 (sexta-feira)

Recife Matriz da Cultura Popular - Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo Especial Carnaval 2020

Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério

Homenageados do Carnaval - Geraldo Azevedo, Zenaide Bezerra e Dona Marivalda

Geraldo Azevedo e Convidados - Alceu Valença, Elba Ramalho, Fafá de Belém e Chico César

Duda Beat

18 (sábado)

Recife Matriz da Cultura Popular - Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo 1 do Carnaval 2020

Orquestra do Maestro Duda

Almir Rouche

Pabllo Vittar (com participação de Uana e Romero Ferro)

Recife Capital do Brega

19 (domingo)

Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Maracatus de Baque Solto

Gerlane Lops e Orquestra de Bamba

Maria Rita

Sorriso Maroto

Fundo de Quintal

20 (segunda)

Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Blocos Líricos

Frevo de Bloco, O Grande Encontro (Coral Edgar Moraes, O Bonde, Getúlio Cavalcanti e Dalva Torres)

Melim

Nando Reis

Emicida

21 (terça-feira)

Recife Matriz da Cultura Popular - Apresentação das Agremiações vencedoras do Grupo 2 do Carnaval 2020

André Rio

Lenine e Spok

João Gomes

Alceu Valença

Elba Ramalho

Orquestrão - 10 anos do Frevo como Patrimônio Cultural da Humanidade

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL