Diario de Pernambuco
Busca

HOMENAGEM

Recife Antigo ganha espaço público em homenagem a história do povo judeu no Recife

Publicado em: 28/11/2022 12:21

O memorial foi inaugurado neste sábado (26) e conta com um monumento de aço de 5 m de altura e 1 tonelada. (Foto: Divulgação)
O memorial foi inaugurado neste sábado (26) e conta com um monumento de aço de 5 m de altura e 1 tonelada. (Foto: Divulgação)
Neste sábado (26), a cidade do Recife ganhou um espaço em homenagem aos judeus expulsos do município pelos portugueses no século XVII. O Memorial Judaico será instalado na Praça Tiradentes, no Cais do Apolo (Recife), espaço cedido pela Prefeitura do Recife, e foi idealizado por membros das instituições Glória em Vez de Cinzas, instituição internacional  que busca resgatar e promover o conhecimento da história de Israel e o Portal de Avivamento, um movimento que reúne pessoas de mais de 100 denominações cristãs. 
 
No local será instalado o Portal de Honra ao Povo Judeu, um monumento fabricado pela Steel Artefacto em aço corten com peso estimado de uma tonelada e cinco metros de altura. A  obra de arte foi idealizada por Graça Lacerda, uma das organizadoras do Portal do Avivamento, e seu filho Thiago Lacerda. A assinatura do projeto da praça é do arquiteto Ulisses Bivar e a iluminação das arquitetas e light designers Beatriz Esteves e Cláudia Torres.

Em 2018, Leonardo Caramori, CEO da Steel Artefato, foi procurado pelas organizadoras da Instituição Portal do Avivamento, as pastoras Maria Ducarmo Falcão e Graça Lacerda para desenvolver um monumento ao povo judeu.
Após a idealização, representantes das instituições viajaram para Israel para apresentar uma maquete do projeto aos rabinos e, desde então, houve um esforço conjunto das organizações religiosas e de empresários para viabilizar o memorial que, após quatro anos, será inaugurado.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL