Acervo

"É uma honra muito grande representar o Ministério Público no Tribunal de Justiça de Pernambuco", disse o novo desembargador/Rômulo Chico/DP Foto
Tomou posse, na manhã desta segunda-feira (28), o novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Paulo Augusto de Freitas Oliveira, de 47 anos. A vaga ocupada por ele é disponibilizada através do 5° Constitucional do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Antes da realização da solenidade da posse, Paulo Augusto viu o seu nome compor uma lista com outros dois candidatos e depois ser o escolhido pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Essa escolha aconteceu há exatamente um mês, no dia 28 de outubro, e foi comemorada no salão nobre da instituição ao lado de familiares, amigos e juízes nesta manhã. A solenidade foi prestigiada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara; o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Pernambuco, Fernando Lins; e o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros. A governadora eleita, Raquel Lyra, não pôde comparecer ao evento por estar em uma viagem à Inglaterra.

Em março do próximo ano, o agora desembargador completará três décadas de dedicação ao serviço público, sendo 11 como oficial da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), dois como procurador-geral na Advocacia-Geral da União (AGU), em Brasília, e 17 anos no quadro de promotores do Ministério Público.
Honrado e tendo como prioridade continuar promovendo justiça. Foi dessa forma que ele classificou o momento em que vive. "O coração está palpitante. É uma honra muito grande representar o Ministério Público no Tribunal de Justiça de Pernambuco. É um novo desafio na minha carreira, e vai ser uma tentativa de promover a Justiça da melhor forma possível", disse ao Diario de Pernambuco.
Paulo Augusto fez questão de mencionar o período de 17 anos que passou no Ministério Público apontando esse recorte profissional como o responsável pelo pontapé na defesa da sociedade.
"Foi uma grande escola. Lá, efetivamente, pude conhecer a forma como o Direito pode ajudar a transformar as vidas das pessoas e pacificar o nosso país e o nosso estado", complementou o desembargador.
Amigos de infância
O coronel da Polícia Militar de Pernambuco, José Roberto de Santana, esteve entre os oficiais presentes na solenidade da posse. E relembrando a trajetória profissional de Paulo Augusto, ele contou, com exclusividade ao Diario de Pernambuco, sobre a sua amizade com o novo desembargador, rememorando que o vínculo da dupla se estende desde a época do colégio.

"É uma honra para a Polícia Militar ter hoje um oficial da reserva assumindo um cargo de desembargador. A nossa história de amizade vem desde a infância. Como ele estudou no Colégio da Polícia Militar, temos amizade de colégio, de infância", iniciou, antes de rememorar os passos da trajetória do amigo.
"Ele saiu da corporação para ser promotor, e agora está coroando a carreira com o cargo de desembargador. Para a PM, esse é um ato muito importante. A instituição está em festa também", garantiu.
Da terra
Nascido em Caruaru, Paulo Augusto teve o seu trabalho exaltado também pelo prefeito da cidade do Agreste, Rodrigo Pinheiro. O gestor, inclusive, comemorou o início da atuação do desembargador ser na região. “É um importante momento para Caruaru. Ele assumir a cadeira de desembargador é importante para Pernambuco, e em especial para Caruaru. Ele já começa o trabalho dele em Caruaru", iniciou.
Pinheiro citou a segurança pública como um dos pilares que deve ser aprimorado com a posse do novo desembargador. E se colocou à disposição para atuar junto nesse cenário.
"Ele tem experiência na área da segurança pública, e é importante ter alguém com esse olhar. A prefeitura vai estar à disposição para colocar em prática políticas públicas de segurança em conjunto", prometeu.