NORONHA

Católicos de Noronha festejam Nossa Senhora dos Remédios, padroeira da ilha

Publicado em: 23/08/2022 14:18

 (Foto:Divulgação. )
Foto:Divulgação.
Um dos momentos mais esperados pela população noronhense, a festa da padroeira da ilha, Nossa Senhora dos Remédios, vai ter início na próxima sexta-feira (26) e segue até a segunda-feira, 29 de agosto. Na programação terá reza do terço e missa todos os dias na igreja que leva o nome da santa. A missa campal será na praça São Miguel, com a participação do frei Rosivaldo e Ministério Soul Discípulo, no dia 29, data em que se celebra a padroeira do arquipélago, com o encerramento das homenagens à santa. 

Sob o tema “Maria, Mãe da Esperança, Ministério Eucarístico e Padroeira de Fernando de Noronha”, as celebrações vão ser feitas pelo padre Flávio José, pároco do arquipélago. As missas e as rezas dos terços acontecem sempre a partir das 20h. Na segunda-feira (29), a missa campal será também no mesmo horário.
 
“Os noronhenses católicos esperam ansiosos para celebrar a padroeira da ilha. A fé é algo que motiva as pessoas, e na ilha não é diferente. Então, durante esses quatro dias, as atividades eucarísticas devem proporcionar momentos singulares de devoção, pois nessas ocasiões tudo acaba de alguma forma se renovando, sobretudo a esperança por dias cada vez melhores”, comenta Giovanna Rodrigues, superintendente de Turismo do arquipélago. 

O padre Flávio José, pároco de Noronha, reforça que festejar a padroeira é resultado do trabalho pastoral e de evangelização ao longo do ano realizado na igreja. 

“A importância desta festividade está na possibilidade dos fiéis poderem manifestar a sua fé católica e de prestigiarem a sua padroeira, a Virgem dos Remédios. Toda a comunidade católica trabalha e se prepara durante um ano para esta festividade”. O padre ressalta ainda que esse momento representa a familiaridade e a união dos católicos que celebram a padroeira como uma só família. “Todos os católicos reunidos numa mesma fé, envoltos nos sentimentos de felicidade, gratidão e esperança”, finaliza o pároco. 

As camisas da festa da padroeira, utilizadas por membros da igreja durante o evento, vão estampar a divulgação do “18º Congresso eucarístico nacional”, que vai acontecer em novembro, em Pernambuco. 

Em 2017, a Igreja dos Remédios foi elevada ao status de paróquia, com missa solene celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Desde então, a igreja passou a ter autonomia para desenvolver projetos sociais, como oficinas de música para as crianças e atividades para os casados. Na ocasião, a igreja de Nossa Senhora dos Remédios se tornou a 128º paróquia ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife. 

Em Noronha, as missas na igreja de Nossa Senhora dos Remédios são celebradas nas quintas, às 20h, e nos domingos em dois horários, 8h e 20h, além das primeiras sextas-feiras de cada mês, às 20h.

Sobre a igreja dos Remédios

Principal templo católico de Fernando de Noronha, teve sua construção iniciada em 1737 e concluída em 1772. Em 1789 o templo foi ligado à Paróquia de São Frei Pedro Gonçalves (Igreja da Madre de Deus), no Recife. Já a festa de Nossa Senhora dos Remédios foi institucionalizada em 1947, por decreto do Major Mário Fernandes Imbiriba, então governador do Território Federal Militar, que instituiu o dia 29 de agosto como o Dia da Padroeira, fazendo dessa data feriado distrital na ilha, com festas religiosas e profanas. Além da igreja, a ilha tem uma vila e o forte em homenagem à padroeira.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL