Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

UPA-E do Arruda passa a ofertar exame de espirometria

Publicado em: 15/06/2022 10:08

 (FOTO: DIVULGAÇÃO / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE)
FOTO: DIVULGAÇÃO / SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE
A Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) Deputado Antônio Luiz Filho, no Arruda, Zona Norte do Recife, está ofertando, desde o mês de maio, um novo exame no ambulatório de pneumologia. Os pacientes atendidos na unidade, que é ligada à Prefeitura, agora contam com o teste de espirometria, que mede a quantidade de fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. A avaliação é importante para o diagnóstico de pacientes com sintomas respiratórios ou doença respiratória conhecida. Ao todo, serão ofertadas, mensalmente, 40 vagas para o exame, que serão disponibilizadas por meio do Sistema de Regulação.

O procedimento é simples, indolor e dura cerca de 20 minutos. O resultado é entregue na hora. O exame consegue identificar doenças que levam ao cansaço excessivo ou dispneia (sensação de falta de ar), por exemplo. "Dentre as mais comuns estão asma, enfisema pulmonar e, atualmente também, a dispneia pós-covid, que vem sendo verificada com muita frequência nos consultórios", explica o pneumologista da unidade, Amaro Capistrano.

Asmática desde a infância, a aposentada Marinalva Maria dos Santos, de 75 anos, foi uma das pacientes que passaram pelo procedimento. Moradora do bairro da Macaxeira, na Zona Norte, agora, ela vai levar o resultado para a médica da Unidade de Saúde da Família (USF), onde é regularmente atendida. "Gostei porque foi tudo rápido e não vou precisar voltar para pegar o resultado. Já levo daqui para a minha médica", elogiou.

ATENDIMENTO - A UPA-E do Arruda oferece dez especialidades para consultas médicas e de apoio diagnóstico (consultas especializadas e exames). Conta também com serviço de reabilitação motora (fisioterapia e terapia ocupacional), de estomaterapia (especialidade de tratamento de feridas agudas e crônicas), além de atendimento multiprofissional com nutricionista, psicóloga, farmacêutico, serviço social e enfermagem.
TAGS: upa | espirometria | exames | saúde |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com Isaltino Nascimento (PSB), Dr. Luiz Mário e  Pedro Silveira
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Grupo Diario de Pernambuco