Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

MOBILIDADE

Metrô: Usuários reclamam da demora, dos vagões superlotados e quentes no começo desta manhã

Publicado em: 06/05/2022 09:15 | Atualizado em: 06/05/2022 09:44

Usuários em vagão superlotado da Linha Centro, saindo da Estação Jaboatão, na manhã desta sexta-feira. (Lívia Taynah/Cortesia)
Usuários em vagão superlotado da Linha Centro, saindo da Estação Jaboatão, na manhã desta sexta-feira. (Lívia Taynah/Cortesia)
A sexta-feira chega, mas não é alívio que centenas de trabalhadores, estudantes e usuários do Metrô do Recife sentem na manhã de hoje (6). Mais uma vez, a população enfrenta as dificuldades do transporte com espera de mais de 20 minutos nas estações, com vagões superlotados e viagens cada vez mais lentas. O trajeto entre o Recife até Jaboatão, da Linha Centro, que estimava-se fazer em 26 minutos, com as atuais condições beira aos 40 minutos, relatam os usuários. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), por meio de nota, explicou que apenas um trilho está funcionando, para os dois sentidos, entre as Estações Camaragibe e Rodoviária, e por isso o Ramal Jaboatão é impactado.

"Eu peguei o Metrô por volta das 6h50, e só conseguir chegar no trabalho faltando 10 minutos para as 8h da manhã", relata a auxiliar administrativa, Lívia Taynah, que saiu de Jaboatão e desceu na Estação Afogados, onde trabalha. "O intervalo entre um metrô e outro está muito grande. A gente já pega o metrô superlotado! Vai chegando às outras estações e vai lotando mais ainda. E a gente fica sem nem como se mexer direito dentro do vagão. Até mesmo para respirar é ruim, pois uso máscara. É totalmente sem condições".

Desde março de 2021, a tarifa custa R$ 4,25. Até maio de 2019, o valor cobrado era de R$ 1,60. "Antigamente tinha estação que não era tão lotada, como Engenho Velho e Floriano. Mas agora são todas superlotadas. Quando o metrô chega em Cavaleiro, nem se fala. Meu Deus do céu! Metade do que está dentro do metrô estava em Cavaleiro esperando para entrar", relata Lívia.

A situação é ainda pior para os usuários das estações intermediárias, após as Estações Terminais, como em Floriano. "Nessa última semana tem piorado cada dia mais o tempo de espera. Eu pego em Floriano. Hoje quando veio passar um metrô era 8h16. Eu chego na estação sempre por volta das 7h30. O metrô já chega na estação superlotado, sem condições de entrar. Aqueles que conseguem entrar, porque estão super atrasados, vão nessas condições. O metrô está muito quente! É sufocante, irritante e estressante. E é essa situação todos os dias e ninguém dá uma satisfação", relata Anne Souza, que desce na Estação Joana Bezerra.

Confira a nota da CBTU:
"Sobre a Linha Centro, o Ramal Camaragibe continua operando com via singela (quando os trens usam a mesma via para trafegar nos dois sentidos), causando atrasos apenas neste ramal. O intervalo entre os trens no tronco da Linha Centro é de 10 minutos e 20 minutos nos dois ramais".

PROBLEMAS
Os problemas nas operações do Metrô do Recife continuam recorrentes para a população. Durante essas últimas semanas, publicamos diversas matérias relatando os desafios dos usuários do metrô. Nesta segunda-feira (2), a Linha Camaragibe teve as estações fechadas devido a um problema na rede de alimentação de energia. Na quarta-feira (27 do mês passado), a Linha Centro do Metrô ficou fechada devido ao roubo de cabos de energia. Já no último dia 20 de abril, as estações do Metrô na Linha Centro, no ramal Jaboatão, também ficaram fechadas devido à queda de energia.

MUDANÇAS
Segundo informações, o Metrô do Recife poderá ser entregue à iniciativa privada, em uma concessão pública de 30 anos. Os trâmites do repasse e a gestão do contrato de concessão serão de responsabilidade do Governo Estadual.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Tite divulga lista de convocado  com uma surpresa
Grupo Diario de Pernambuco