Diario de Pernambuco
Busca

NATUREZA

Filhotes da espécie tartaruga-verde nascem na praia de Maria Farinha, no Paulista

Publicado em: 22/04/2022 08:38 | Atualizado em: 22/04/2022 13:11

A iniciativa já identificou mais de 30 ninhos no litoral do Paulista, desde o início deste ano. (SEMA)
A iniciativa já identificou mais de 30 ninhos no litoral do Paulista, desde o início deste ano. (SEMA)
Na praia de Maria Farinha, no Paulista, Região Metropolitana, 83 filhotes de tartaruga marinha da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga-verde, nasceram na véspera do feriado (20). Na ocasião, moradores e pescadores puderam acompanhar o nascimento.

O ninho vinha sendo monitorado pelos servidores e pesquisadores do Núcleo de Sustentabilidade Urbana, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do Paulista (SEMA), através do Projeto de Monitoramento e Conservação das Tartarugas Marinhas. 

A iniciativa, que foi aprovada pelo Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO) Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Centro Tamar, já identificou mais de 30 ninhos no litoral do Paulista, desde o início deste ano. Mais de 1.300 filhotes nasceram nessa temporada reprodutiva, e cerca de sete ninhos ainda vão eclodir no local.

A população também pode ajudar na identificação dos ninhos. Se você identificar uma tartaruga marinha no momento da desova, não mexa e acione o Núcleo de Sustentabilidade Urbana do município pelo número de telefone 9.9882-8387, ou a Guarda Municipal discando o 153.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL