° / °

Vida Urbana
SEGURANÇA

Polícia Civil monta delegacia móvel no Marco Zero aos domingos

Publicado: 04/02/2022 às 17:40

/A ação conta com a parceria da Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete do Centro, visa oferecer mais segurança ao público que frequenta o bairro do Recife e seus atrativos aos domingos. Unidade móvel vai registrar ocorrências, emitir RGs, realizar ações preventivas e prestar orientações à população. Foto: Paulo Paiva/Arquivo DP.

/A ação conta com a parceria da Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete do Centro, visa oferecer mais segurança ao público que frequenta o bairro do Recife e seus atrativos aos domingos. Unidade móvel vai registrar ocorrências, emitir RGs, realizar ações preventivas e prestar orientações à população. Foto: Paulo Paiva/Arquivo DP.

Tradicional ponto de encontro de turistas e moradores, que concentra prédios históricos e oferece uma série de atrativos culturais e de lazer aos fins de semana, o Marco Zero do Recife vai passar a contar, aos domingos, com a presença de uma delegacia móvel da Polícia Civil. A novidade, uma ação da Polícia Civil de Pernambuco com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete do Centro do Recife, visa oferecer ainda mais segurança e apoio aos usuários que frequentam o espaço urbano. A iniciativa começa já neste domingo, no próximo dia 6. Aos domingos, o bairro oferta uma programação com diversas opções de entretenimento, a exemplo da Feirinha do Bom Jesus, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, museus, como o Cais do Sertão e o Paço do Frevo, bares e restaurantes. A ação faz parte do Programa Recentro.

Durante os domingos dos meses de fevereiro e março, das 8h às 20h, o ônibus da delegacia móvel, com cerca de 15 metros de comprimento e que tem estrutura de toldo externo para atendimento ao público, estará posicionado ao lado do Marco Zero. Equipes do Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e da Diretoria de Administração Geral (DIAG) estarão à disposição público para promover a segurança no local, por meio de ações preventivas e repressivas de Polícia Judiciária, registrar as ocorrências, em especial contra violência doméstica, emitir carteiras de identidade e desenvolver ações integradas com os demais órgãos operativos de segurança da Polícia Civil.

Ao lado do Marco Zero será montada uma delegacia móvel, onde estará posicionada uma equipe de policiais designada pela Chefia da Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Unidade de Planejamento e Coordenação de Eventos (Unicev). Nesta equipe estão dois policiais bilíngues para registrar Boletins de Ocorrência. Os casos que necessitarem lavrar autos de flagrante ou Termo Circunstanciado de Ocorrência serão encaminhados para a Central de Plantões da Capital, localizada no bairro de Campo Grande. Na unidade móvel da Polícia Civil um efetivo da DPMUL realizará um trabalho informativo e preventivo à população sobre violência doméstica e os peritos papiloscopistas do IITB vão confeccionar RG.

Além de policiais civis, o bairro do Recife conta diariamente com a presença do efetivo da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), a Ronda Turística e membros da Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR), que fazem a segurança pública e patrimonial da área.

Para a chefe do Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça, a presença da unidade móvel da Polícia Civil busca oferecer mais segurança para quem frequenta o espaço do bairro do Recife. “Aos domingos o bairro do Recife, em especial o Marco Zero, é muito frequentado pela população e pelos turistas, por abrigar uma série de atrativos culturais e turísticos. Pela sua importância para a cidade, contar com a presença da Polícia Civil é fundamental para oferecer mais segurança, juntamente com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal do Recife, da Prefeitura do Recife, de forma integrada e articulada, tornando o Centro um ambiente mais seguro e atrativo”, explica a gestora municipal.

A chefe da Unicev, delegada Martha Virgínia, informa que a ação da Corporação recebeu o nome de Operação Marco Zero e que representa uma oportunidade para a PCPE estar mais próxima dos recifenses e turistas. “Assim que recebemos o novo ônibus, pensamos em estreá-lo nessa ação no Marco Zero. Vamos oferecer um atendimento mais célere, orientação aos cidadãos, além de divulgar importantes ações da Polícia Civil em um dos pontos turísticos mais importantes da capital pernambucana”, falou.

Mais de Vida Urbana