° / °

Vida Urbana
PRESÉPIO

Reeducandos ajudam na montagem da exposição de presépios em cartaz no Museu de Arte Sacra de Pernambuco

Publicado: 01/12/2021 às 14:20

/Foto: Surama Negromonte

/Foto: Surama Negromonte

A exposição de Presépios ocupa uma sala no primeiro andar do Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), em Olinda, um espaço carregado de significado religioso, mas também de cidadania e caráter social. A mostra foi montada por um Frei com a ajuda de técnicos de Zeladoria e Conservação do local, e do apoio de reeducandos que exercem atividades no museu, em busca da ressocialização.

Os dois são irmãos, Renê e Renato dos Reis, que cumprem pena no regime aberto, são acompanhados pelo Patronato Penitenciário, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e trabalham através de convênio com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

“Apostamos na educação e no trabalho como grandes aliados no processo de reinserção social, e a inclusão do reeducando no seu meio cultural é também um processo de auto-reconhecimento", destaca o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Entre as atribuições no casarão, os reeducandos se dedicam à montagem e desmontagem de exposições, como a dos Presépios, que mostra cinco tipos e tamanhos deste símbolo do Natal. Para deixar tudo pronto à visitação, eles carregaram peças, arrumaram uma a uma junto com a equipe do museu e mantêm a conservação. Tudo com um olhar atento de quem já conhece um pouco dos espaços e se sente orgulhoso com a função.

Renê, 30 anos, está há três no museu. “Ajudei a montar a exposição dos presépios e me sinto bem aqui. Não gosto muito de falar do passado, prefiro daqui para frente, e o que quero para minha vida é continuar trabalhando”, diz o reeducando, que, pelo apoio dispensado as atividades, foi homenageado com o nome na ficha técnica de funcionários do equipamento cultural.

Já o irmão chegou no museu em agosto deste ano, mas já se sente bem acolhido. “É um ambiente familiar em que as pessoas nos tratam como todo mundo. O que eu espero é que a sociedade olhe para gente com outros olhos, porque nós somos seres humanos e o ser humano erra”, reflete.   

Reeducandos e “As Marias de Pernambuco”
Além da exposição de presépios, os reeducandos também ajudaram na instalação e montagem de “As Marias de Pernambuco”, que mostra 30 representações de Nossa Senhora em diversos momentos da história. As duas exposições ficarão em cartaz no Maspe durante todo o mês de dezembro.
Mais de Vida Urbana