Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

DOAÇÃO DE SANGUE

Prefeitura de Paudalho promoverá ação de incentivo à doação de sangue

Publicado em: 24/11/2021 16:44 | Atualizado em: 24/11/2021 16:45

 ( Foto: Miva Filho/SES.)
Foto: Miva Filho/SES.

Em 25 de novembro o Brasil celebra o Dia Nacional do Doador de Sangue. O marco tem a finalidade de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da doação e assim aumentar o número de doadores. Como forma de apoiar essa causa, a Prefeitura do Paudalho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima terça-feira (30) uma Campanha de Doação de Sangue.

 

A iniciativa conta com a parceria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE). O evento será realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila São Sebastião, localizada próximo à comunidade Chã de Pinheiro, com atendimento disponível das 8h às 16h. No dia da ação, os doadores deverão portar documento oficial de identificação com foto (RG, CPTS ou carteira de motorista).

 

Segundo a secretária municipal de Saúde, Lúcia Matias, é fundamental que os paudalhenses contribuam por meio deste ato de solidariedade. “É muito importante que a população doadora procure estar presente no dia. Da mesma forma os que nunca doaram também devem participar, porque doando sangue se salvam vidas”, disse. 

 

Critérios para doação

 

Poderão contribuir com a ação homens e mulheres saudáveis, com idade entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 kg. Para os jovens menores de 18 anos será necessário que um responsável legal apresente consentimento formal e esteja presente.

 

Também é preciso que o cidadão não tenha enfermidades infecciosas, como Hepatite, Malária ou Doença de Chagas, e não apresente risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis como Sífilis e Aids. Mulheres grávidas ou que estão amamentando não podem ser doadoras, assim também como pessoas que estejam fazendo uso de medicação controlada ou em tratamento médico.

 

Outras recomendações é não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes, estar alimentado e evitar comidas gordurosas. Também é preciso obedecer ao intervalo de tempo para doação, sendo de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), presidente da Alepe
Unicap continua com as inscrições abertas para Vestibular 2022
Bruno Becker, da chapa Náutico Sustentável, divulga projetos para o Timbu
Manhã na Clube: entrevista com o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB)
Grupo Diario de Pernambuco