Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

INICIATIVA PRIVADA

Governo de Pernambuco apresenta projeto de concessão do Parque Dois Irmãos ao BNDES

Publicado em: 02/09/2021 16:24 | Atualizado em: 02/09/2021 18:08

 (Foto: Karina Morais/Esp.DP)
Foto: Karina Morais/Esp.DP
O Governo de Pernambuco apresentou, nesta quinta-feira (2), um projeto de concessão do Parque Estadual de Dois Irmãos, localizado na Zona Norte do Recife, ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). De acordo com a gestão local, o projeto tem como objetivo o atendimento e apoio à visitação, além da revitalização e manutenção dos serviços turísticos para o parque. Ainda segundo o governo estadual, a iniciativa deve atrair investimentos de R$ 615 milhões em gestão e criação de novas infraestruturas, além da previsão de gerar 175 empregos diretos em ações de preservação ambiental. Uma concessão acontece quando o governo transfere, geralmente à iniciativa privada, o direito de realizar intervenções e explorar algo que normalmente seria de sua responsabilidade. 

Segundo o projeto, haverá intervenção em três estruturas: área urbana, área natural e bioparque. Segundo o governo, as duas primeiras vão oferecer espaço gratuito para recreação, com a construção de acesso público a um trecho da mata para realização de trilhas e outras atividades de lazer. Já a área do zoológico será transformada em um bioparque – o primeiro do Nordeste –, "incorporando conceitos de educação ambiental e conservação".

Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) disse que os animais ficarão em espaços físicos maiores, e o visitante terá áreas de convivência com os animais. Por outro lado, somente as funções de resgate de fauna, e de estudos sobre o comportamento das espécies na Unidade de Conservação, seguirão a cargo da pasta.

O projeto também prevê intervenções no Chalé do Prata e do Chapéu do Sol, que são dois patrimônios históricos localizados no parque. O Governo de Pernambuco informou que a licitação para o resturo está em andamento, mas "a participação do investimento privado dará celeridade às obras".

Foi aberta, nesta quinta-feira (2), uma consulta pública para concessão do parque, que ficará aberta durante 30 dias. A participação da população será possível através formulário eletrônico (https://bit.ly/consultapublicapedi), e também por meio de audiência pública digital prevista para o dia 22 de setembro, via plataformas Zoom e YouTube.

Outras intervenções

O governo do estado disse ainda que, em paralelo às demais ações, o projeto vai incentivar a manutenção de pesquisas pelos institutos de ciência no equipamento.

“O Parque Estadual de Dois Irmãos é um patrimônio da história ambiental de Pernambuco, sendo uma das primeiras iniciativas conservacionistas do estado, idealizado pelo ambientalista Vasconcelos Sobrinho na sua luta em defesa da preservação ambiental. Com a concessão dialogada com a sociedade, vamos garantir investimentos para assegurar o bem-estar dos animais e que melhorem a experiência dos visitantes. E valorizando a educação ambiental, mostrando a importância de preservar as espécies de nossa fauna regional”, disse o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti.

Também há a previsão para a construção de uma aliança público-privada no Parque Estadual Mata da Pimenteira, em Serra Talhada, no Sertão do estado.

Parque Estadual de Dois Irmãos 

Unidade de Conservação de Mata Atlântica, com cerca de 1.158 hectares de área, o Parque é localizado no bairro de Dois Irmãos, no Recife. Ampliado em 2017, é um dos maiores fragmentos urbanos de Mata Atlântica de Pernambuco, e um importante centro de conservação da natureza do país. Em 14 hectares de área construída, funciona o Zoológico do Recife, com cerca de 400 animais sob cuidados humanos, entre répteis, aves e mamíferos, com foco na preservação da biodiversidade local e na educação ambiental.

Serviço:

Os arquivos referentes ao projeto e ao diálogo público estão disponíveis, para download, no link https://bit.ly/minutaeditalpedi .





Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
As mães em plena pandemia: casal paulista adota cinco irmãos de Serra Talhada
Bolsonaro aumenta IOF para custear novo Bolsa Família
Surto de Covid-19 obriga Presidente da Rússia a ficar em isolamento
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado Eduardo da Fonte (PP), Elias Paim e Diego Martins
Grupo Diario de Pernambuco