Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

POLÍTICAS PÚBLICAS

Estão abertas inscrições para formação de direitos da população LGBTQIA+: conhecer para exercer

Publicado em: 13/09/2021 18:04

 (Foto: Pixabay )
Foto: Pixabay
Para fortalecer os direitos e políticas afirmativas para a população LGBTQIA+ pernambucana, a ONG Gestos - Soropositividade, Comunicação e Gênero realizará o curso de formação “Direitos da População LGBTI : conhecer para exercer”, é exclusivo para ativistas LGBTQIA da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão (incluindo Vale do São Francisco e Araripe).

Serão selecionadas 10 pessoas por macrorregião para a formação. As inscrições acontecem entre os dias 13 e 24 de setembro e podem ser feitas através do link  link https://forms.gle/ftNFzCxiHB6de4N5A.

O projeto tem como principal objetivo fortalecer a ação de 40 ativistas LGBTQIA residentes no estado de Pernambuco e produzir instrumentos educativos que fortaleçam o ativismo na defesa de direitos (individuais e coletivos). Esta é uma iniciativa da Gestos, em parceria do Fórum LGBT de PE, do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT e da Rede LGBT do Interior de Pernambuco, com o apoio da Embaixada do Reino dos Países Baixos.

A formação será facilitada por nomes de referência no campo dos direitos humanos e do Movimento LGBTQIA , como o advogado Rhemo Guedes, as advogadas Laura Kerstenetzky e Manuela Alves, além da Profa Dra Ivanilda Figueiredo (UERJ). Ao todo, o curso terá quatro módulos que abordarão diferentes áreas do Direito, enfatizando questões cíveis, trabalhistas, de saúde e relacionadas às violências contra essa população.

As aulas seguirão até junho de 2022, com dois encontros mensais de três horas de duração (sempre às quartas-feiras), totalizando 18 encontros virtuais, realizados através da plataforma Zoom. A formação garante certificado de 54 horas.

Ao final do curso, serão elaboradas quatro cartilhas informativas que estarão disponíveis ao público em formato impresso e digital, abordando questões como Direito ao Trabalho, Direito Civil, Direito à Saúde e enfrentamento à LGBTfobia.

O projeto também vai formular um documento conjunto, a partir do curso e das cartilhas produzidas, que será enviado a parlamentares estaduais e municipais, contendo recomendações e sugestões de projetos que apoiem ou concretizem os direitos da população LGBTQIA . 

O resultado da seleção será divulgado no dia 30 deste mês, no site da Gestos (www.gestos.org.br).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Após erupção do vulcão Cumbre Vieja, especialistas temem gases tóxicos
Manhã na Clube: Lucas Ramos (Sec. de Ciência e Inovação de Pernambuco) e dr. Catarina Ventura
Na ONU, Bolsonaro diz ser contra passaporte sanitário
Manhã na Clube: Augusto Coutinho, Laurice Siqueira, Frederico Preuss Duarte e Kaio Maniçoba
Grupo Diario de Pernambuco