Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

TRANSPORTE

Recife recebe primeiro voo de nova companhia aérea neste domingo

Publicado em: 01/08/2021 15:55

ITA Transportes Aéreos começou a operar no Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre neste domingo (1).

 (Dondinho/Secretaria de Turismo e Lazer do Recife)
ITA Transportes Aéreos começou a operar no Aeroporto Internacional do Recife Guararapes - Gilberto Freyre neste domingo (1). (Dondinho/Secretaria de Turismo e Lazer do Recife)
Começou a operar no Recife, neste domingo (1º de agosto), a ITA Transportes Aéreos, a mais nova companhia aérea brasileira. O voo inaugural com a rota Guarulhos - Recife - Maceió se tornou mais uma opção conectando Recife a esses destinos. Ao aterrissar na Capital pernambucana, a aeronave foi celebrada com um “batismo”, viabilizado com o apoio do Corpo de Bombeiros.

"A chegada da ITA Transportes Aéreos ao Recife amplia a nossa malha aérea e a possibilidade de que mais turistas nos visitem, além de gerar novos negócios e empregos. Tenho orgulho em dizer que a nossa cidade se preparou muito bem para esse momento de retomada segura do turismo e da economia. Todos os nossos atrativos já estão reabertos e funcionando de acordo com os protocolos de segurança sanitária. Tanto que fomos contemplados com o Selo Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), chancelado pela Organização Mundial do Turismo. Recife tá ON e pronta para receber e acolher todas e todos", pontua a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT).

O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, comemorou a novidade. “Testemunhar a chegada de uma nova companhia aérea a Pernambuco, justamente neste período de retomada do turismo, muito nos alegra. Vivemos um momento muito propício para a retomada das atividades do setor. Neste mês de agosto, chegamos a 95% da malha do mesmo mês antes da pandemia e isso é muito importante. Recebemos a ITA com muito carinho e uma recepção bonita para os passageiros, com a entrega do nosso passaporte”, comenta Novaes.

Ao chegar na cidade, os turistas foram recebidos com a ação realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com a Secretaria de Turismo e Lazer do Governo do Estado de Pernambuco. Além de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) móvel divulgando a ação Perambular e entregando os Passaportes Pernambuco aos turistas, dois passistas interagiram com os novos visitantes, entregando os materiais de divulgação da cidade e brindes.

“Em um momento desafiador como o de uma pandemia, é extremamente importante para a nossa cidade ganhar a operação de uma nova companhia aérea. A ITA Transportes Aéreos começou a operar no dia 1 de julho e apenas um mês depois chega à nossa cidade trazendo novos turistas e nos oferecendo mais uma conexão tanto para São Paulo quanto para Maceió, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

A gestora ainda reforçou que a chegada nesta nova frequência, que será diária - com exceção das quartas-feiras - é muito importante para a retomada do turismo e geração de renda da cidade. “O setor é mola propulsora nessa retomada, gerando emprego e renda para o povo recifense. Esse incremento de turistas na nossa cidade é algo muito especial e que tem uma simbologia ainda maior com o mérito do selo Safe Travels”.

O diretor de Engenharia e Manutenção de Aeronaves da ITA, Alberto Castro Correntti, participou do voo inaugural e, assim como a tripulação e passageiros, foi recepcionado com a solenidade realizada no aeroporto. O representante da ITA acredita que a companhia chegou na hora certa. “Este momento de pandemia despertou uma vontade ainda maior nas pessoas de viajar e, no brasil, os brasileiros têm procurado ainda mais pelo nordeste Com certeza vamos ter um mercado muito consolidado”, afirmou.

O Aeroporto do Recife foi eleito o 4º maior aeroporto em movimentação no Brasil, segundo dados referentes ao primeiro semestre de 2021. Administrado pela AENA Brasil, o Aeroporto do Recife fechou o primeiro trimestre de 2021 com 6,09% da movimentação aérea brasileira, e subiu três posições em comparação com o mesmo período de 2020. Entre maio e junho de 2021, o terminal registrou aumento de 11% no número de passageiros. Outra marca importante é que a rota Guarulhos - Recife foi a mais procurada no acumulado de janeiro a maio de 2021, o que também contribuiu para consolidar a boa fase do terminal.

“É sempre um impacto positivo, para os nossos clientes, que tenhamos uma empresa a mais para atrair o público. O aumento da competitividade contribui para melhorar a qualidade dos serviços prestados e também alavanca o turismo”, ressalta o diretor do Aeroporto do Recife, Diego Moretti.

Estiveram presentes na solenidade a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes, e o diretor do Aeroporto do Recife, Diego Moretti. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Combate à gordofobia vira lei no Recife
Medicamento contra Covid-19 é recomendado pela OMS
Manhã na Clube: José Queiroz (PDT), Kleiton Boschi, Clarissa de França e Cristina Pires
Skate feminino decola no Brasil após Olimpíadas
Grupo Diario de Pernambuco