Diario de Pernambuco
Busca

NORONHA

Noronha sedia os primeiros eventos esportivos desde o início da pandemia

Publicado em: 26/08/2021 12:10

As primeiras disputas acontecem neste fim de semana com o II Noronha Open de Futevôlei e o Noronha Water Polo Master, ambos na praia da Conceição.
 (Arquivo ATDEFN - I Noronha Open de Futevôlei)
As primeiras disputas acontecem neste fim de semana com o II Noronha Open de Futevôlei e o Noronha Water Polo Master, ambos na praia da Conceição. (Arquivo ATDEFN - I Noronha Open de Futevôlei)
O Open de Futevôlei, que está sendo organizado pela Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes da Administração, em parceria com a Federação Pernambucana de Futevôlei, terá jogos no sábado (28), das 8h às 10h30 e às 15h. As duplas são formadas por atletas da ilha e do continente. Também serão realizadas disputas entre duplas mistas (homens e mulheres). Os primeiros colocados receberão troféus como premiação. O Open de Futevôlei vai promover ainda oficinas práticas desse esporte com alunos da Escola Arquipélago, na praia do Porto. As oficinas de técnicas serão orientadas pelo professor Diogo Dourado, na sexta-feira (27), em dois horários: 8h30 às 11h30 e das 15h às 17h30.

“Noronha já tem o apelo natural para o esporte. O futevôlei e o polo aquático, que envolve justamente o contato mais direto com a natureza, possibilitam a integração dos atletas com o que a ilha tem de melhor. Além disso, é muito bom e importante que esse retorno dos esportes aconteça agora, com a população praticamente toda vacinada, porque praticar esporte é fundamental para a vida saudável. Depois do arquipélago passar um período tão longo sem ter competições esportivas, ficamos muito felizes com a realização destas duas competições”, disse a superintendente de Turismo do distrito, Giovanna Rodrigues.

Cerca de 12 duplas estão confirmadas até agora para o torneio, incluindo oito atletas do continente. Entre eles, o ex-campeão mundial de futevôlei Cinho, que é natural de Ipojuca. Os atletas vão se enfrentar em um único set de 15 pontos, quem perder será eliminado. Já na semifinal e na final, as partidas serão disputadas com o melhor de três sets de 18 pontos cada.

Para não haver aglomeração, não vão ser instaladas arquibancadas para o público assistir aos jogos. Além disso, monitores vão fiscalizar o cumprimento do protocolo por parte dos espectadores. Os jogadores podem escolher se jogam de máscara ou não. Mas fora da quadra é obrigatório o uso do acessório. Os atletas que estão indo para Noronha saindo do continente precisam cumprir o que define o protocolo atual para quem embarca para a ilha, com apresentação de exames no momento do embarque.

Também neste fim de semana, outro esporte que vai aportar na ilha é o polo aquático. Realizado pela primeira vez no arquipélago, o Noronha Water Polo Master vai acontecer em dois jogos amistosos de exibição (no sábado e no domingo), na praia da Conceição, entre atletas da ilha e do continente, especificamente do Recife, Brasília e São Paulo. Vão ser dez jogadores em cada equipe, contando com seis jogadores de linha mais os goleiros e os reservas. As partidas acontecem em quatro tempos, totalizando 40 minutos. Vence quem fizer mais gols. Henrique Pistilli, que mora em Noronha desde 2007 e já atuou por time de polo aquático em São Paulo, é um dos participantes mais experientes desta primeira edição na ilha.

Além dos jogos do polo aquático, nesta quinta-feira (26), sexta-feira (27) e sábado (28) vão ser oferecidas para pessoas da ilha clínicas esportivas com oficinas, dicas e treinos para a prática do polo aquático, também na Conceição, nos horários da manhã e da tarde. O evento será realizado sob a coordenação da Imua Noronha – Escola do Mar e Pallanuoto Brasil. Materiais para a prática do esporte vão ser doados para quem desejar fazer polo aquático, como bolas, gorros e sungas específicas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL