Vida Urbana
/Foto: Divulgação/Unicap
Sempre de olho no mercado e no avanço da tecnologia no campo da educação, a Universidade Católica de Pernambuco conta com mais uma novidade em seu método de ensino. O conhecido centro acadêmico agora passa a ter escolas especializadas e focadas em diversas áreas de conhecimento. Um dos exemplos é a Escola Unicap Icam - Tech, um fórum que reúne engenharias e ciências e mescla graduação com projetos, pesquisas, cursos e pós deixando o aluno cada vez mais inserido no mercado de trabalho desde o primeiro contato. Um dos eixos mais importantes da escola é a parceria internacional. A Escolha Unicap Icam - Tech se conecta com países como França, Camarões, Índia e chega em breve ao Equador, inserindo o aluno em um contexto global.
“Hoje em dia, uma das competências mais importantes que se espera de um profissional do futuro é que ele esteja antenado, é necessário estar em rede global. A parceria com a Icam abre portas não só com uma instituição, mas te insere numa rede com mais de 200 centros educacionais. É um diferencial no mercado”, contou Andrea Câmara, responsável pela direção da Escola Unicap Icam - Tech, arquiteta e urbanista com doutorado em Barcelona. A Unicap construiu ao longo dos seus 70 anos de história boas relações com outras redes de universidade e sempre valorizou esse intercâmbio de ensino. Hoje, essas articulações se potencializam com a chegada das parcerias internacionais nos cursos.
A Escola Unicap Icam - Tech contempla os cursos de engenharia civil, engenharia da complexidade, engenharia química, engenharia ambiental, engenharia de produção, arquitetura, ciências da computação e o curso tecnólogo conveniado ao Porto Digital de sistemas para internet. Alunos de todos esses cursos pela Unicap conseguem se conectar com outras instituições pelo mundo não só no modelo de intercâmbio tradicional, mas também através de trilhas pedagógicas que o curso passa a oferecer. “O aluno está se graduando ou se especializando em um curso que roda globalmente”, conta Andrea. O novo formato escola também contribui para a modernização desse ensino e valorização do currículo para o mercado de trabalho. “A diferença é que você trabalha dentro de um sistema de universidade também projetos, pesquisas, pós graduação, todos alinhados. Você tem uma gestão mais sistemática e fluida de uma forma mais inteligente e moderna”, completa a diretora.
Outro ponto importante de destaque que melhor capacita o aluno é a articulação com empresas do setor. O aluno tem oportunidade de vivenciar não só um estágio, mas também uma residência profissional tecnológica que ele nutre dentro da empresa. Lá, é possível desenvolver determinadas competências que ele já aprendeu a teoria em semestres anteriores e agora tem a oportunidade de praticar. “É o que chamamos de currículos inteligentes. São currículos que deixam de ser só por conteúdo e passam a ser desenhados também pelas competências”, conta a diretora Andrea Câmara. Desse forma, o aluno aprende de maneira prática e não apenas pela teoria.
Em 2018, o MEC regulamentou a curricularização da extensão e entre as medidas está o aumento para, no mínimo, 10% de atividades de extensão do total da carga horária curricular estudantil nos cursos de graduação. Com essa mudança, a Universidade Católica de Pernambuco se capacitou e reorganizou sua grade curricular modernizando ainda mais e investindo nas atividades de extensão. Um dos projetos foi a parceria com a Icam, que promove a vivência internacional. “O intercâmbio tradicional ainda acontece, mas o que estamos fazendo é algo diferente. Seja através dos cursos ou através dos projetos de extensão”, diz Andrea.
O corpo docente e estrutura também são prioridades da Unicap. Todos os professores são mestres e sua grande maioria também doutores. O cuidado na seleção dos profissionais também se expande para o mercado de trabalho, pois além da titulação acadêmica, também é necessário experiência dentro do mercado. Essa experiência chega para o aluno em sala de aula e isso resulta em uma troca com maior qualidade e uma formação mais capacitada. Para conter o avanço do novo coronavírus, as aulas da maioria dos cursos funcionam de forma remota, mas com todo o auxílio da tecnologia que a Unicap oferece. A universidade conta com toda a infraestrutura instalada para o aluno fazer a simulação necessária, como no caso das engenharias.
As inscrições para o vestibular 2021.2 já estão abertas no site da Unicap e é possível conhecer mais sobre a Escola Unicap Icam - Tech e outros centros educacionais de outras áreas que abordam o mesmo método e qualidade de ensino.
Serviço
Site: https://portal.unicap.br/icam
Inscrições para o vestibular até dia 28/06
Contato: (81) 2119-4175 / (81) 2119-4124
Últimas

Mais Lidas
