Diario de Pernambuco
Busca

VACINAÇÃO

Recife vacina População em Situação de Rua contra Covid-19

Publicado em: 07/06/2021 20:03

 (Foto: Marcos Pastich/PCR)
Foto: Marcos Pastich/PCR
A Prefeitura do Recife iniciou, nesta segunda-feira (7), a ampliação da imunização da População em Situação de Rua (PSR) contra o coronavírus. Uma equipe do Consultório na Rua (CnaR) visitou pontos estratégicos da capital pernambucana para levar a vacina até pessoas que possuem dificuldade de locomoção para ir até uma das salas de imunização voltadas especificamente para essa população. A estratégia para vacinação desse público é uma das primeiras ações previstas na Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua, implantada pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife no começo de maio.

Na capital pernambucana, estão sendo adotadas três estratégias para atender a PSR, são elas: a oferta itinerante, realizada pelas as equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) em conjunto com o Consultório na Rua (CnaR), da Sesau; a oferta de vacinação no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) Glória, em Santo Amaro; além da oferta em 19 postos de vacinação do município sem agendamento prévio.

O objetivo dessa estratégia é minimizar a exposição dos usuários, ampliar a captação e cobertura do público específico. Uma das definições pensadas para a vacinação da PSR é a adequação do Conecta Recife para cadastro e agendamento de vacinação para a população em situação de rua. Com essa adaptação, há espaço para informação específica de sua condição de rua, além da desobrigatoriedade do preenchimento do CPF, entre outras medidas.

De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, em 2019, a cidade contabiliza 1.600 pessoas em vulnerabilidade e que utilizam a rua como local de moradia e sobrevivência. Em março, por fazerem parte do grupo prioritário, alguns idosos cadastrados em equipamentos da Prefeitura do Recife voltados para pessoas em situação de rua já haviam recebido o imunizante que protege contra o novo coronavírus. Com isso, até o momento, já foram imunizadas 109 pessoas desse público, sendo que 13 delas já receberam a segunda dose.

Para a coordenadora da Política Municipal de Saúde da População em Situação de Rua, Aline Rosendo, a vacinação da População em Situação é um desafio a ser cumprido e é um divisor de águas para a prevenção contra a Covid-19. “Desde o início da pandemia, temos investido em educação em saúde, falando sobre a importância do uso de máscara e higiene das mãos, mas essa população tem resistência a essas orientações. A vacina chega para garantir a proteção desse público que já está exposto a tanta vulnerabilidade”, destaca.

Severino Manoel da Silva, 65 anos, possui sequelas de um AVC que sofreu há três anos e, por isso, tem dificuldades para andar. Ele vive próximo ao Marco Zero, no Bairro do Recife, e, na tarde desta segunda recebeu a visita da equipe do CnaR. “Venho me cuidando para me proteger contra a Covid-19. O pessoal do Consultório fala sempre para eu me cuidar. Uso sempre a minha máscara e evito ficar no meio de muita gente. Tenho medo. Receber essa vacina aqui me deixa muito feliz e ainda mais protegido”, comenta o idoso.

Outro beneficiado pelo serviço foi Adjailton da Silva, 40 anos, que vive no entorno da Praça Maciel Pinheiro, na Boa Vista, e se locomove com cadeira de rodas. Para ele, receber a vacina contra a Covid-19 é um reforço na proteção. “O pessoal sempre cuida de mim, vem fazer meus exames. Fico alegre de tomar essa vacina. Eu tenho muita fé em Deus pra me proteger e com essa dose aqui vou ficar ainda mais protegido”, disse.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL