Diario de Pernambuco
Busca

OPERAÇÃO

PF prende quadrilha ligada a golpes previdenciários no Grande Recife

Publicado em: 02/06/2021 10:00 | Atualizado em: 02/06/2021 10:45

 (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)
Foto: Paulo Paiva/DP Foto


Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Federal em Pernambuco, com o apoio da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, deflagrou a Operação Captivus, com a finalidade de reprimir crimes previdenciários e desarticular  uma associação criminosa formada por intermediários e procuradores que, mediante falsificação de documentos de declaração de cárcere e certidões de nascimento, requeriam benefícios do tipo auxílio-reclusão. 

As investigações, iniciadas a partir de duas prisões em flagrante realizadas em uma agência bancária na cidade do Cabo de Santo Agostinho/PE em abril deste ano, apontaram a existência dessa quadrilha especializada em fraudar benefícios previdenciários. Com isso, na manhã de hoje foi cumprido pela Polícia Federal um mandado judicial de busca e apreensão, expedido pela Justiça Federal em Recife, no município de Olinda. 

Segundo a CGINT, até o momento, foram identificadas fraudes em 15 benefícios, com prejuízo de pelo menos R$ 1,5 milhões de reais. O valor da economia projetada, levando-se em consideração a expectativa de vida média da população brasileira, é de aproximadamente 2,3 milhões de reais. 

O nome da Operação Captivus vem do latim e significa Prisioneiros, em razão do objeto da investigação está relacionado a auxílio-reclusão. A ação contou com a participação de policiais federais e servidores da CGINT.  A Força-Tarefa Previdenciária e Trabalhista é integrada pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal e atua em conjunto no combate a crimes contra o sistema previdenciário.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL