Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

FUNGO

Mulher com mucormicose está estável e passou por procedimento cirúrgico, diz SES-PE

Publicado em: 08/06/2021 19:51

 (Foto: Leandro de Santana/Arq.DP)
Foto: Leandro de Santana/Arq.DP
O primeiro caso de infecção por mucormicose está sendo investigado por infectologistas, Governo de Pernambuco e o Ministério da Saúde. A primeira confirmação é de uma paciente de 59 anos, moradora do município de Casinhas, no Agreste de Pernambuco. A paciente está internada na enfermaria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, no Recife.

A relação entre o coronavírus e a doença mucormicose, causada por fungos da ordem Mucorales, ainda está sendo estudada por pesquisadores e autoridades. O que chama a atenção é que o fungo está desenvolvendo formas raras de infecção nos pacientes.

A paciente apresentou sintomas da infecção pelo fungo após 30 dias do diagnóstico da Covid-19, o principal sintoma foi inchaço no rosto. Os exames de sangue detectaram a presença do fungo no organismo da mulher. Em nota, a Secretaria de Saúde de Pernambuco informou que a paciente está estável e consciente. A mulher também é portadora de outras doenças como diabetes, hipertensão, asma e obesidade. A doença ocorre em pessoas com baixa imunidade e que possuem o diagnóstico de alguma comorbidade.

A doença mucormicose, diferente da Covid-19, não é contagiosa. A confirmação da doença causada pelo fungo na paciente foi atestada por um exame histopatológico.

A mulher está sendo tratada com medicamentos e, antes de ser internada no hospital universitário, passou por outros serviços de saúde. Ela também foi submetida a uma cirurgia para a retirada do fungo, que ainda apresenta sintomas de presença no nariz e nos seios da face.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco