Vida Urbana
LACTANTES PELA VACINA
Movimento busca vacina para lactantes em 22 estados e Distrito Federal
Publicado: 07/06/2021 às 15:03

/Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
A divulgação de estudos científicos e dados da Organização Mundial da Saúde apontando para a transmissão de anticorpos contra a Covid-19 através do leite materno de mulheres vacinadas contra a doença fez surgir um movimento chamado “Lactantes pela Vacina”.
Iniciado em Salvador, capital da Bahia (iniciada a vacinação de lactantes sem comorbidades com bebês de até 12 meses), atualmente a mobilização está presente em 23 estados e no Distrito Federal. Entre as estratégias de mobilização, estão o diálogo com políticos, petições onlines, e envios de cartas abertas aos Governadores e Secretários de Saúde e mamaços virtuais.
Além da vantagem de proteger duas pessoas vacinando uma, outros argumentos em defesa da vacinação de mulheres que estão amamentando são a alta mortalidade materna e a impossibilidade do uso da máscara em crianças menores de 2 anos, o que as torna mais vulneráveis à contaminação pelo Coronavírus.
O Projeto de Lei (PL) 865/2021 de autoria do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) solicita a inclusão de lactantes sem comorbidades ou limite de idade no Plano Nacional de Imunização (PNI).
Em Pernambuco, o movimento conta com apoio de vereadores(as) e deputados(as), além de ter conseguido 10.200 assinaturas em uma petição on-line pela vacinação das lactantes. A vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), fez um requerimento que foi aprovado em assembleia e, no momento, aguarda aprovação do prefeito, João Campos (PSB). Além disso, dois Projetos de Lei elaborados por Gleide ngelo (PSB) e João Paulo Costa (Avante) tramitam na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), juntamente a indicações dos deputados Tony Gel (MDB) e Teresa Leitão (PT) que aguardam votação.
Últimas

Mais Lidas
