Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local

LACTANTES PELA VACINA

Movimento busca vacina para lactantes em 22 estados e Distrito Federal

Publicado em: 07/06/2021 15:03 | Atualizado em: 07/06/2021 16:02

 (Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
)
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
A divulgação de estudos científicos e dados da Organização Mundial da Saúde apontando para a transmissão de anticorpos contra a Covid-19 através do leite materno de mulheres vacinadas contra a doença fez surgir um movimento chamado “Lactantes pela Vacina”. 

Iniciado em Salvador, capital da Bahia (iniciada a vacinação de lactantes sem comorbidades com bebês de até 12 meses), atualmente a mobilização está presente em 23 estados e no Distrito Federal. Entre as estratégias de mobilização, estão o diálogo com políticos, petições onlines, e envios de cartas abertas aos Governadores e Secretários de Saúde e mamaços virtuais. 

Além da vantagem de proteger duas pessoas vacinando uma, outros argumentos em defesa da vacinação de mulheres que estão amamentando são a alta mortalidade materna e a impossibilidade do uso da máscara em crianças menores de 2 anos, o que as torna mais vulneráveis à contaminação pelo Coronavírus. 

O Projeto de Lei (PL) 865/2021 de autoria do deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) solicita a inclusão de lactantes sem comorbidades ou limite de idade no Plano Nacional de Imunização (PNI). 

Em Pernambuco, o movimento conta com apoio de vereadores(as) e deputados(as), além de ter conseguido 10.200 assinaturas em uma petição on-line pela vacinação das lactantes. A vereadora do Recife, Liana Cirne (PT), fez um requerimento que foi aprovado em assembleia e, no momento, aguarda aprovação do prefeito, João Campos (PSB). Além disso, dois Projetos de Lei elaborados por Gleide  ngelo (PSB) e João Paulo Costa (Avante) tramitam na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), juntamente a indicações dos deputados Tony Gel (MDB) e Teresa Leitão (PT) que aguardam votação.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Diabetes: saiba como evitar e controlar antes que seja tarde
Manhã na Clube: entrevistas com Túlio Gadêlha, Beatriz Paulinelli e Guilherme Maia
Advogado de enfermeira afirma que Maradona foi morto
Manhã na Clube: entrevistas com Décio Padilha, Adriana Barros e Roseana Diniz
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco